Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Alguns alimentos ajudam a prevenir gripes e resfriados

Eles possuem nutrientes que fortalecem o sistema imune


postado em 06/03/2019 15:31 / atualizado em 06/03/2019 15:34

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Com as mudanças drásticas de temperatura, típicas do Verão, muita gente acaba pegando um resfriado ou mesmo a temida gripe – normalmente causada pelo vírus Influenza. Mas, adotando uma alimentação balanceada é possível reverter um quadro infeccioso e fortalecer o organismo, prevenindo doenças que podem eventualmente surgir.
Um dos alimentos mais eficazes na prevenção do Influenza são as frutas cítricas. Por possuírem como principal base a vitamina C, elas estimulam os glóbulos brancos a combaterem agentes de infecção no corpo. As mais indicadas são morango, laranja, limão e kiwi. Outras vitaminas importantes para a recuperação e prevenção de doenças virais, são a A, B e B12. "Essas vitaminas em especial podem ser encontradas nos vegetais de folha e flores, como rúcula, espinafre, brócolis e couve-de-bruxelas", comenta o nutrólogo mineiro Lucas Penchel.

Sobre os condimentos, muitos deles já são comumente utilizados na cozinha dos brasileiros. Por tradição, muitos dos nossos pratos levam a cebola e o alho, que são ingredientes ricos em selênio. Este mineral é responsável por equilibrar a imunidade, funcionando como um potente antioxidante e melhorando o fluxo sanguíneo, tudo o que favorece o fortalecimento do sistema imunológico.

Já em relação aos grãos integrais, eles são ricos em vitamina E, que atua no combate aos radicais livres e consequentemente no suporte ao sistema imunológico contra as infecções. De acordo com o nutrólogo, esse alimentos possuem ainda baixo nível calórico e devem ser agregados na alimentação. "A escolha por grãos integrais favorece o combate as doenças e a proteção do corpo, ativando e fortalecendo os anticorpos. Os que mais indico são a aveia, cevada e o arroz integral", afirma o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade