Publicidade

Estado de Minas CURIOSO

Britânico cria álcool que não dá ressaca

Substância inovadora também não causa danos à saúde


postado em 04/04/2019 12:31 / atualizado em 04/04/2019 12:35

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

As bebidas alcoólicas, ainda de serem responsáveis por causar vício em milhões de pessoas me todo o mundo, ainda geram efeitos nefastos ao organismo. Ainda assim, o álcool atrai muitos consumidores, especialmente os apreciadores de cerveja e vinho. Não será ótimo se essas bebidas pudessem manter suas características, mas sem possuir os malefícios do álcool?

Para o pesquisador David Nutt, do Imperial College de Londres, na Inglaterra, que está estudando há anos uma alternativa saudável ao álcool, sua nova criação, intitulada Alcarelle, poderá ser uma ótima alternativa para quem quer evitar o vício e os danos causados pelas bebidas, como a temida ressaca. A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Guardian.

Para que seu invento chegue ao mercado, Nutt está tentando arercadar 23 milhões de euros (cerca de R$ 99 milhões) em patrocínios.

"Não seria ótimo se a bebedeira noturna não representasse um risco para a saúde e pudéssemos acordar na manhã seguinte se sentindo bem?", diz um texto em inglês publicado no site da Alcarelle.

Conforme o The Guardian, David Nutt começou a pesquisar a fórmula do "álcool do bem" em 1983, quando ainda era estudante. Na época, descobriu uma espécie de "antídoto" para os efeitos das bebidas alcoólicas. Vinte anos mais tarde, o pesquisador, juntamente com sua equipa, conseguiram criar uma substância, tecnicamente chamada de alcosynth (do inglês alcohol + synthetic, ou álcool sintético), que produz uma sensação mental similar à provocada pelo álcool, mas sem efeitos colaterais como náusea e enxaqueca ou outros danos à saúde – como diabetes e cirrose.

Além do dinheiro para comercialização da nova substância, os cientistas aguardam a aprovação das autoridades sanitárias britânicas para liberação do consumo da Alcarelle.

Como mostra o jornal, a ideia não é ser um concorrente das gigantes do mercado de bebidas alcoólicas. Conforme Nutt, o objetivo é vender alcosynth aos fabricantes de bebidas para que o utilizem como ingrediente ou aditivo, fazendo com que o consumidor final continue ingerindo os produtos que está acostumado.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade