Publicidade

Estado de Minas ENCONTRO GASTRÔ 2019 BH

Nella Cerino é a melhor da cidade na categoria Sommelier


postado em 27/08/2019 23:10 / atualizado em 03/09/2019 15:12

Pela primeira vez uma mulher leva o ouro: Nella Cerino fez bonito ao assinar a carta do novíssimo O Italiano e sonha em
Pela primeira vez uma mulher leva o ouro: Nella Cerino fez bonito ao assinar a carta do novíssimo O Italiano e sonha em "ensinar ao brasileiro que vinho não é artigo de luxo" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
O coração sempre foi órgão vital na história de Nella Cerino. Nascida na Itália, ainda na sua terra trabalhou como enfermeira e depois como jornalista médico-científica. Seu principal foco era levantar a bandeira sobre a importância da doação de órgãos. Ao se aventurar no campo das doenças cardiovasculares, apaixonou-se pelo poder da alimentação na prevenção e cura de doenças. "Foi quando entrei de vez para a gastronomia", explica ela, que formou-se na Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo.

> Leia mais: Clique aqui e conheça todos os vencedores da Encontro Gastrô - O Melhor de BH 2019

Ao deixar os bancos escolares, a enogastrônoma se jogou pelo mundo. Foi conhecer a culinária de países como Índia, Marrocos e Canadá. Veio parar no Brasil. "Morava na Toscana e conheci uma brasileira que me disse que eu tinha de conhecer a comida de Minas Gerais." O destino a levou a Tiradentes, cidadezinha histórica a 190 quilômetros de BH. Foi para ficar uma semana e ficou três meses. "Ali, encontrei o Brasil que eu realmente queria conhecer", diz. Encontrou também o amor. Casou-se com o premiado sommelier Renato Costa (vencedor de Encontro Gastrô em 2015 e em 2016) e seu coração tornou-se um pouco mineiro.

Há sete anos, Nella divide com o marido o amor pelo vinho. Além de elaborar cartas e dar aulas, é diretora executiva da Associação Brasileira de Sommeliers - Minas Gerais (ABS-MG). "O vinho não pode ser considerado um artigo de luxo. É um alimento e devia ser acessível a todos", defende ela, que no ano passado foi a responsável pela seleção de rótulos que recheiam a carta do recém-inaugurado O Italiano, no Olhos d’Água. "Não quero vir aqui apenas para falar dos vinhos italianos. Quero poder chegar na Itália e falar dos maravilhosos vinhos brasileiros."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade