Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

7 cervejas artesanais mineiras para degustar nesta Primavera

Estação pede bebidas leves, refrescantes e aromáticas, além de combinações gastronômicas suaves e muito variadas


postado em 21/10/2021 23:23 / atualizado em 21/10/2021 23:27

Ah, a primavera! Uma das estações mais belas do ano nos chama a atenção pelos seus dias ensolarados, pela beleza das flores nascendo e pelos seus perfumes que preenchem vários jardins espalhados por nossa cidade. Toda essa explosão de cores e fragrâncias é a inspiração ideal para a degustação de cervejas igualmente elegantes, perfumadas e agradáveis.

Como estamos na temporada das flores, fizemos uma seleção com bebidas que fazem referência a elas. Tem desde opções mais lupuladas, que trazem os aromas e sabores florais em um toque ora delicado, ora marcante. Também destacamos cervejas com outros destaques especiais. Algumas com as complexas notas do malte e da levedura, outras mais frutadas, condimentadas ou ainda amadeiradas.

Confira agora bebidas que podem casar perfeitamente com a atual estação e saiba como harmonizá-las com pratos, petiscos e sobremesas!

1) Krug 20 (Krug Bier)

Começamos a nossa lista com a cerveja Krug 20, que foi lançada em 2017 para comemorar o aniversário de 20 anos da cervejaria Krug Bier. Sem dúvida, essa é uma ótima opção de cerveja puro malte para os dias quentes da estação! O rótulo apresenta 4,8% de teor alcoólico, corpo leve e amargor moderadamente baixo. Além disso, ela conta com um toque de refrescância garantido pelo "dry hopping" de lúpulos neozelandeses, que trazem notas cítricas e florais ao seu aroma e sabor. Segundo a embaixadora da cervejaria Krug Bier e sommelière de cervejas, Fabiana Bontempo, a Krug 20 não tem glúten em sua composição e possui uma gama de harmonização bem versátil. "Como ela é uma International Lager, combina tanto com pratos leves quanto com um bom churrasco. Você também pode apreciá-la com petiscos de boteco como amendoim, batatas fritas, linguiça calabresa e ir além. Afinal, ela também vai bem com pizzas e hambúrgueres", destaca.

2) Brisa da Serra (Falke Bier)

A segunda opção é uma Witbier produzida pela cervejaria Falke Bier. Com pimenta rosa e casca de laranjinha capeta, a Brisa da Serra traz aromas cítricos e refrescantes, que remetem ao frescor das montanhas de Minas Gerais. Com 5% de teor alcoólico e 15 IBU, essa cerveja também tem o corpo leve, macio e agradável, pois leva aveia e trigo em sua composição. Esse é o sétimo rótulo lançado pelo Projeto Brasilidades, uma parceria entre a Casa Orc e a Falke Bier, que prevê o lançamento de 12 rótulos ao longo de 2021, todos eles com ingredientes brasileiros e em lotes limitados.

3) Áustria Hefe Weizen (Krug Bier)

Já a Áustria Hefe Weizen é para quem gosta de uma cerveja tradicional e clássica. Tem origem alemã, leva maltes de cevada e trigo e é fermentada com levedura importada da Baviera. Possui um sabor característico de especiarias como cravo e notas frutadas, que remetem à banana. Visualmente, ela tem a aparência turva, pois é envasada sem filtrar. "Essa cerveja, com 5,1% de teor alcoólico, proporciona combinações muito variadas! Harmoniza com saladas leves, petiscos de boteco, salsichas típicas alemãs e também pratos mais picantes como comida mexicana. Uma boa dica é degustá-la mais de uma vez, com diferentes opções de pratos e escolher o seu preferido", sugere a embaixadora da Krug Bier.

4) Monasterium (Falke Bier)

Perfeita para embalar momentos especiais, a Monasterium é uma Tripel Belga envasada em garrafa arrolhada. Passa pelo processo de refermentação na própria garrafa, em uma cave subterrânea aos sons de cantos gregorianos. Com coloração alaranjada e corpo turvo pela presença de fermento, tem aroma intenso e firme. "É uma cerveja encorpada, com amargor harmonioso, sensação residual amadeirada e final seco. Suas notas cítricas remetem ao coentro e à casca de laranja e fazem dela uma alternativa elegante nesta primavera", conta o mestre Marco Falcone. Segundo ele, essa cerveja tem 9% de teor alcoólico, foi baseada na receita dos monges belgas e é ideal para harmonizar com pratos agridoces e sobremesas cítricas. "Minha sugestão é fazer uma combinação com queijo brie com damasco. Fica uma delícia!".

5) Submissão (Krug Bier)

Aqui temos uma Session Ipa sem glúten, com corpo leve e presença marcante de lúpulos cítricos, amargor moderado e um toque de tamarindo. Como ela é uma cerveja refrescante e tem apenas 3,9% de teor alcoólico, é uma opção perfeita para os atuais mais ensolarados. Apesar de ter corpo leve, apresenta notas intensas de lúpulo tanto no aroma e sabor, quanto na sensação de amargor. "Para equilibrar a intensidade da cerveja, escolha pratos que também tenham uma intensidade marcante. Algumas interessantes sugestões para acompanhá-la são: bolinhos de bacalhau, guacamole, burritos, pastel de queijo minas e outras comidas levemente apimentadas", aponta Fabiana Bontempo.

6) Peregrinus (Falke Bier)

Aromática e refrescante. Assim é essa American Pale Ale (APA), da Falke Bier, que traz um amargor médio e bastante equilibrado em seu sabor. Com uma coloração amarelo claro, essa cerveja apresenta uma espuma branca, cremosa e persistente. Tem ainda um corpo leve e final seco, refrescante e com alto drinkability. "A Peregrinus conta com 5,2% de teor alcoólico, o aroma intenso e agradável dos lúpulos americanos, e um perfil cítrico e equilibradamente frutado. Por conta de sua carga de lúpulo, ela combina muito bem com alimentos mais gordurosos e temperados, como por exemplo, comida mexicana", ressalta Falcone.

7) Rancor (Krug Bier)

Por último, temos uma cerveja que é ideal para quem gosta de bebidas com alto nível de amargor! Ela é uma India Pale Ale (IPA), de 5,2% de teor alcoólico e possui intensas notas cítricas e florais de lúpulos americanos (o que gera o seu amargor acentuado). Eles se sobressaem no aroma e sabor e deixam um gostinho residual após cada gole. De acordo com a embaixadora da Krug Bier, a harmonização com IPA´s pede certo cuidado, pois, o seu forte amargor pode prevalecer em relação aos sabores de alguns pratos. Para isso não acontecer, Fabiana Bontempo conta que é preciso considerar a gordura do alimento e o seu "umami". Esse é um dos cinco gostos básicos do paladar humano e a palavra (de origem japonesa) tem um interessante significado: denota "gosto saboroso e agradável. "Alimentos como carnes, cogumelos, tomate, molho de soja e queijos maturados são ricos em umami. E o amargor do lúpulo das IPA’s tende a enfatizar esse gosto. Experimente uma cerveja Rancor com queijos salgados como parmesão e grana padano, hambúrguer e costelinha ao molho barbecue. Vale também degustar essa opção com comida indiana com notas condimentadas e picantes como coentro, cardamomo e curry. O resultado fica excelente!", finaliza Fabiana.

*Com informações da assessoria de imprensa das cervejarias

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade