Torresmo de barriga servido com mandioca na manteiga de garrafa. Ou, quem sabe, uma porção de linguiça acebolada. Para acompanhar, aquela cervejinha bem gelada. Seja qual for a pedida, mineiro que é mineiro não abre mão do melhor que os botecos têm a oferecer: hospitalidade, comida boa e aquele famoso dedo de prosa. E é justamente com o objetivo de reavivar sabores autênticos e valorizar a culinária mineira que a 7ª edição do Festival Gastronômico Botecar chega com tudo e conta com a participação de 37 bares da capital. O tema da vez é a "Mineiridade" e estabelecimentos localizados em todas as regionais do município estão incumbidos de elaborar um tira-gosto de fazer lamber os beiços, com um precinho bem camarada: entre 30 e 40 reais.
Clique aqui para baixar o guia completo do Festival Botecar 2023
Clique aqui para baixar o guia completo do Festival Botecar 2023
A proposta é explorar a história do estado, da cozinha dos tropeiros às festas religiosas, passando pela cozinha das fazendas, até chegar à cozinha contemporânea. "Minas são muitas e precisamos valorizar o nosso legado", diz Antônio Lúcio Martins, um dos organizadores do evento. Além dos pratos elaborados com insumos da região, o tema também será representado na decoração temática dos botecos. Em cada prato, um sabor diferente e várias memórias a serem compartilhadas. O melhor boteco será escolhido pelo público, responsável por 50% do total dos votos, com base em critérios como sabor do tira-gosto, temperatura da bebida, ambiente e atendimento. A nota restante ficará a cargo de um júri especializado.
No site oficial do Botecar (www.festivalbotecar.com.br), você confere um guia completo com todos os estabelecimentos participantes, pratos, endereços, horário de funcionamento e muito mais.