Publicidade

Estado de Minas COMEMORAÇÃO

Confira quem são os vencedores do Botecar 2023

Festa no Mercado do Cruzeiro, que encerrou a edição deste ano do festival gastronômico, foi marcada por diversão e emoção


postado em 19/12/2023 11:24 / atualizado em 19/12/2023 16:27

Antônio Lúcio, André Lamounier e Leopoldo Siqueira com os proprietários do Peixinho da Ju (ao centro). O bar localizado no bairro Guarani foi o campeão do Botecar 2023(foto: Edy Fernandes/Divulgação)
Antônio Lúcio, André Lamounier e Leopoldo Siqueira com os proprietários do Peixinho da Ju (ao centro). O bar localizado no bairro Guarani foi o campeão do Botecar 2023 (foto: Edy Fernandes/Divulgação)
O Mercado Distrital do Cruzeiro recebeu um grande público na noite da segunda-feira (18 de dezembro) para a Resenha Botecar, evento que encerrou o festival gastronômico premiando os cinco melhores bares, de um total de 37 participantes. Antes da cerimônia, música ao vivo, comida boa, cerveja gelada e drinks embalaram a diversão das centenas de pessoas que compareceram, entre convidados, proprietários e funcionários dos estabelecimentos e público em geral. O som da festa ficou a cargo do trio Jorge e O Samba. Na gastronomia, mexido, macarrão na chapa e espetinhos, além de tradicionais tira-gostos, como porções de pasteizinhos e fritas.

A cerimônia de premiação foi conduzida pelo diretor-presidente da Revista Encontro, André Lamounier, ao lado do co-idealizador do Botecar, Antônio Lúcio; do apresentador do Alterosa Esporte, Leopoldo Siqueira, e de um dos integrantes da Bancada Democrática do programa, o cruzeirense Hugão. Representantes dos patrocinadores do Botecar, como da cerveja Petra, da distribuidora de vinhos Del Maipo e da cachaça Decisão, também subiram ao palco para anunciar os vencedores.

O bar, Peixinho da Ju, levou o primeiro lugar com o prato Porco Pescado: um delicioso filé de tilápia envolvido com fatia de bacon, empanado no tempurá de ervas e servido com geleia de goiaba com pimenta caiena. "Agradeço a Deus, a minha mãe Celina Fonseca, o apoio do meu marido dos meus filhos netos amigos e clientes. No dia 18 de dezembro foi uma noite mágica! Estamos muito felizes. Agradeço por fazer parte da história da 7ª edição do Botecar.Não posso deixar de agradecer o apoio de todos patrocinadores. Nós, do peixinho da JU, temos um diferencial chamado Amor!Um beijo no coração de cada um de vocês", comenta a proprietária do bar, Juliana.

O segundo lugar ficou com o Armazém Medeiros, com o prato Tamu de Volta! No Texas, Brisket. No Sul, Granito. Pra nós, Uai! Maçã de Peito: peito bovino confitado, desfiado e finalizado com tempero e ervas da nossa culinária, cebola roxa e molho de goiabada picante. Acompanha polenta frita e charuto de folha de couve com recheio de queijo Minas.

Sô Pedro Boteco & Empório levou o terceiro lugar com o prato Prexequinha Mineira: Bolinhos de carne moída empanados, bacon, creme de cebola, pimenta do reino. Acompanha farofa de bacon, crispy de cebola e molho de tomate especial e secreto e purê de banana da terra.

O quarto lugar ficou com o Bar do Kxote, venccedor da edição passada, com o prato Benzo Deus: Ossobuco braseado com cerveja preta ao molho da casa, acompanhado de purê cremoso de batata, jiló crocante recheado com bacon e muçarela e couve crispy. O Kxote levou, ainda, um prêmio especial: R$ 2 mil em produtos da Cachaça Decisão, por ter sido o estabelecimento que mais vendeu produtos da marca durante o festival.

Por fim, o quinto lugar ficou com o Novo Barba, com o prato Trem Mexido: Mexido à moda da casa com carne de lata e crispy de couve.

Essa foi a 7ª edição do festival gastronômico de bares da capital mineira - primeira após a pandemia. O festival homenageou Minas Gerais nos nomes dos pratos e em seus ingredientes e temperos. Os vencedores do Botecar foram escolhidos pela soma dos votos de um júri especializado e do público, que elegeu o melhor boteco, considerando critérios como sabor do tira-gosto, temperatura da bebida, ambiente e atendimento. O voto popular foi registrado por meio de um QR code e direcionado para a plataforma de votação, digital. A apuração dos votos foi auditada por empresa de especializada, independente.

O Botecar contou com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. Outros patrocinadores: Petra - a cerveja oficial do festival, Cachaça Decisão e DelMaipo. Promoção: Rádio Itatiaia, Rádio Light FM, Estado de Minas, TV Alterosa, Portal Uai e Revista Encontro. Realização: AL2 Eventos. Agência de turismo oficial: Itália Turismo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade