Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

De onde veio o asteroide Oumuamua?

Astrônomos descobrem quatro locais possíveis


postado em 26/09/2018 16:26 / atualizado em 16/01/2019 08:13

(foto: Nasa/Divulgação)
(foto: Nasa/Divulgação)

No final de 2017, astrônomos descobriram um "visitante" muito peculiar em nosso Sistema Solar. Chamado de Oumuamua, o asteroide, que mais tarde virou cometa, e voltou a ser asteroide, tem a forma de um "charuto" e se move a uma velocidade incrível. Ele deu uma volta em nosso Sol e depois se dirigiu para o espaço. Foi o primeiro objeto interestelar confirmado a aparecer no nossa vizinhança.

Agora, após meses de busca e análise do "estranho visitante", pesquisadores acreditam ter descoberto o local de origem do objeto. Usando dados do observatório espacial Gaia, lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) em 2013, astrônomos reduziram os potenciais sistemas de onde o Oumuamua poderia ter surgido – foram quatro candidatos em potencial. A informação foi divulgada pelo site americano Space.

O que é particularmente interessante é que todos os quatro sistemas solares que seriam responsáveis pelo surgimento do asteroide são compostos por estrelas anãs desprovidas de planetas – pelo menos até agora.

Conforme o Space, até então, acreditava-se que o Oumuamua teria sido fisgado pela gravidade de um enorme planeta e lançado até nosso Sistema Solar, mas ninguém observou nenhum corpo celeste em volta das estrelas visualizadas pelo observatório espacial.

A passagem do asteroide sempre foi um enorme quebra-cabeça para os astrônomos, que, só agora estão começando a resolver. Logo no início, a forma estranha do objeto – longo e estreito como um charuto – e a velocidade incrível fez com que alguns cientistas questionassem se era uma sonda alienígena enviada para estudar outros sistemas estelares do Universo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade