Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Descoberta ponta de lança de 15 mil anos nos EUA

A arma é anterior à famosa civilização Clóvis


postado em 26/10/2018 15:45 / atualizado em 26/10/2018 16:04

Arqueólogos encontraram uma ponta de lança de 15 mil anos no Texas (EUA)(foto: Twitter/GearBooks/Reprodução)
Arqueólogos encontraram uma ponta de lança de 15 mil anos no Texas (EUA) (foto: Twitter/GearBooks/Reprodução)

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas A&M, nos Estados Unidos, descobriu exemplares de armas que são as mais antigas já encontradas na América do Norte: pontas de lança de 15 mil anos atrás. A descoberta, publicada na revista científica Science Advances, acabou gerando dúvidas sobre a chegada dos primeiros seres humanos ao continente.

Segundo o pesquisador Michael Waters, professor de Antropologia e diretor do Centro para o Estudo dos Primeiros Americanos, em entrevista para o site de notícias científicas Phys.org, as pontas de lança foram descobertas num sítio arqueológico a 65 km da cidade de Austin, no Texas, e medem entre 7,62 e 10 cm de comprimento.

"Não há dúvida de que as armas eram usadas para caça na região, naquela época", comenta Waters, enfatizando que a descoberta é importante devido ao fato de praticamente todos os nativos pré-históricos possuírem ferramentas de pedra, "mas pontas de lança ainda não haviam sido encontradas".

Conforme o cientista, as pontas de lança foram encontradas debaixo de uma camada de materiais provenientes das culturas Clóvis e Folsom. "A cultura Clóvis é datada entre 13 mil e  12,7 mil anos atrás e Folsom é posterior", explica Michael Waters ao Phys.org. Ele revela que sempre "sonhou" em encontrar artefatos pré-Clóvis.

Ferramentas fabricadas pelos habitantes do continente americano há cerca de 13 mil anos, como a ponta de Clovis, que é uma arma em forma de lança feita de pedra, já foram encontradas no Texas e em outras partes dos Estados Unidos, bem como no norte do México. Esses utensílios, segundo os especialistas, foram criados para ajudar na caça a animais da época, como mamutes e mastodontes.

"Essa descoberta amplia nossa compreensão dos primeiros habitantes que exploraram e viveram na América do Norte", diz Waters.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade