Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Internautas ficam intrigados com suposto vídeo paranormal

Menino não está 'sincronizado' com sua imagem no espelho


postado em 02/10/2018 14:20 / atualizado em 02/10/2018 14:22

Efeito do sensor da câmera ou fenômeno paranormal? Internautas piram com vídeo de garoto sem
Efeito do sensor da câmera ou fenômeno paranormal? Internautas piram com vídeo de garoto sem "sincronia" com seu reflexo no espelho (foto: Twitter/satxjolynn/Reprodução)

Um vídeo publicado no Twitter no final de agosto deste ano, e que já conta com mais de 4,25 milhões de visualizações, está causando polêmica na internet. Tudo porque uma simples gravação de um menino se olhando no espelho parece ser um "flagrante" de fenômeno paranormal. "Quanto mais eu assisto isso, mais estranho fica", diz o usuário intitulado Jolynn, responsável pela publicação do vídeo na rede social de 280 caracteres.

Nas imagens que já receberam mais de 117 mil retuítes e quase 184 mil curtidas, quando o garotinho sai de frente do espelho, seu reflexo parece estar "adiantado", ou seja, se movimenta segundos antes do menino "de verdade". Além disso, um internauta chegou a compartilhar uma captura de tela da gravação em que o jovem aparece com os olhos cerrados, enquanto na imagem espelhada eles estão abertos.

Assista ao curioso vídeo:


"É um espelho, se seus olhos estão fechados, eles deveriam estar fechados no espelho também. Nunca ouvi falar de um espelho que tem delay [atraso] de cinco segundos", comenta o usuário Troyster752 no Twitter. "Como pode o espelho estar atrasado se a imagem espelhada sai antes?", estranha o internauta ImDavidSisneros. "Todo mundo sabe que as imagens do espelho são de outra dimensão. Elas podem fazer o que quiser", brinca Wizardx. "Se isso for verdade, todos sabem quem devem chamar", brinca o usuário Ysc_Petro, que publica um GIF do filmes Caça-Fantasmas (Ghostbusters, de 1984).

Apesar da polêmica gerada pelo suposto fenômeno paranormal que teria sido capturado pela câmera, o internauta intitulado Snoozed deu uam explicação bem palusível no Twitter, em resposta ao post original. Segundo ele, trata-se de um problema comum em câmeras DSLR (profissionais) e em outros equipamentos com sensor CMOS: costumam apresentar uma defasagem no tempo de varredura das linhas do vídeo (taxa de atualização). Por esse motivo, nem todas as partes da imagem são registradas exatamente ao mesmo tempo, o que causa distorções no obturador de rolamento. Essas distorções podem ocorrer quando a câmera ou o sujeito da gravação estão se movendo.

Portanto, a câmera acaba criando esse "atraso" na imagem, dando a impressão de falta de sincronia entre o menino "real" e sua imagem no espelho.

Aqui está outro exemplo famoso do efeito de obturador de rolamento:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade