Publicidade

Estado de Minas ANTÁRTIDA

Nasa registra incrível iceberg em forma de quadrado

Ele é do tipo tabular, segundo cientista


postado em 24/10/2018 11:17 / atualizado em 24/10/2018 11:20

(foto: Nasa/IceBridge/Divulgação)
(foto: Nasa/IceBridge/Divulgação)

Parece uma obra de "alienígenas", mas não é. A cientista Kelly Brunt, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, deixou o mundo impressionado ao divulgar imagens de um iceberg em forma de quadrado perfeito na Antártida. "Ele provavelmente foi formado por um processo bastante comum nas bordas dos icebergs. Nós temos dois tipos de icebergs: o tipo que todos conhecem e que afundou o Titanic, parecendo prismas ou triângulos na superfície com uma base profunda. E tem o que é chamado 'iceberg tabular'", esplica a especialista em entrevista ao site americano LiveScience, especializado em notícias científicas.

Os icebergs tabulares são largos, planos e compridos, completa Brunt. Eles se separaram das bordas das plataformas de gelo – grandes blocos congelados, conectados à terra, mas que flutuam na Antártida. O curioso iceberg "quadrangular" deve ter se soltado da plataforma de gelo Larsen C, na Península Antártica.

O processo de formação dos icebergs tabulares, conforme a cientista, se dá como um "unha" que vai crescendo de forma exagerada e acaba quebrando na parte final. Eles são geralmente retangulares e geométricos. "O que torna esse [iceberg] um pouco incomum é que parece quase um quadrado", afirma Kelly Brunt ao Live Science.

É difícil dizer o tamanho exato do objeto capturado pela Nasa. Segundo a especialista, é provável que tenha mais de 1,6 km de diâmetro. E, como acontece com todos os icebergs, a parte visível acima da superfície é apenas 10% de sua massa total. O resto, afirma Brunt, está escondido debaixo d'água.

No caso dos icebergs tabulares, a massa que fica submersa normalmente mantém a aparência regular e geométrica, similar ao que é visto acima da água. O objeto registrado parece novo, conforme a especialista. Seus cantos afiados indicam que o vento e as ondas não tiveram muito tempo para moldá-lo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade