Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Sem querer, garota encontra espada pré-viking

A descoberta inesperada se deu na Suécia


postado em 05/10/2018 16:40 / atualizado em 05/10/2018 16:35

A espada pré-viking do século V ou VI d.C. foi encontrada por acaso na Suécia por uma garota de 8 anos(foto: Jönköpings Läns Museum/Divulgação)
A espada pré-viking do século V ou VI d.C. foi encontrada por acaso na Suécia por uma garota de 8 anos (foto: Jönköpings Läns Museum/Divulgação)

A pequena Saga Vanecek, de 8 anos, encontrou por acaso uma espada da era pré-viking no lago Vid Eastern, que fica no sul da Suécia. A informação foi divulgada pelo site sueco The Local.

A menina encontrou o artefato antigo ainda no Verão quando brincava perto do lago, que fica no povoado de Tanno. A  casa de veraneio da família fica justamente às margens do Vid Eastern.

"Estava brincando fora da água, jogando gravetos, pedras e outras coisas para ver quão longe eles iam e acabei encontrando algo estranho. Eu o peguei e ia jogar de volta na água, mas tinha uma alça, uma ponta pontiaguda e estava todo enferrujado. Levantei o objeto e disse 'papai, encontrei uma espada'", comenta Saga Vanecek ao site sueco.

Na época da descoberta inesperada, o nível da água no lago estava muito baixo devido a uma seca. Isso pode ter contribuído para que a menina conseguisse descobrir a antiguidade pré-viking.

O pai da menina, Andy Vanecek, pensou que tivesse encontrado um bastão ou um brinquedo moderno que estava há muito tempo na água. Mas, depois de consultar um colega conhecedor de história e arqueologia, decidiu relatar o achado às autoridades.

Inicialmente, foi informado que a espada tinha pelo menos mil anos de idade, mas, em seguida, o Museu Jönköpings Läns, responsável por analisar o achado, disse que o objeto pode ser do século V ou VI d.C., ou seja, da era pré-viking.

"Tem uns 85 cm de comprimento e há fragmentos de madeira e metal preservados", comenta um representando do museu ao The Local.

A descoberta da família Vanecek estimulou cientistas locais, incluindo a própria equipe do museu, a realizar mais escavações na área. Com isso, foi encontrado um broche quase do mesmo período da espada.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade