Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Asteroide Oumuamua seria uma nave extraterrestre?

Essa hipótese foi levantada por cientistas americanos


postado em 06/11/2018 10:28 / atualizado em 20/11/2018 09:19

Ao deixar o nosso Sistema Solar, o asteroide Oumuamua, descoberto em 2017, ganhou uma inexplicável aceleração(foto: ESO/M. Kornmesser/Divulgação)
Ao deixar o nosso Sistema Solar, o asteroide Oumuamua, descoberto em 2017, ganhou uma inexplicável aceleração (foto: ESO/M. Kornmesser/Divulgação)

Em artigo publicado no portal da biblioteca da Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, no dia 30 de outubro, uma dupla de astrofísicos questiona a estranha aceleração do asteroide Oumuamua, visitante extraterrestre do nosso Sistema Solar, ao deixar nossa vizinhança.

Segundo Shmuel Bialy e Abraham Loeb, que são cientistas do Centro de Astrofísica Smithsonian-Harvard, também dos EUA, acreditam que o curioso objeto em forma pontiaguda pode ser uma estrutura criada por uma civilização inteligente, como uam espécie de vela solar.

No artigo, os astrofísicos afirmam que, depois de o asteroide deixar o nosso Sistema Solar, ao invés de perder velocidade, como seria esperado, acabou ganhando aceleração, que não pode ter sido causada por gases, já que o Oumuamua não é um cometa.

Se o aumento de velocidade fosse decorrente de gás, então teria ocorrido uma rotação no asteroide, o que não foi verificado, conforme explicam Shmuel Bialy e Abraham Loeb, no estudo recém publicado. Eles acreditam que a radiação solar pode ter impulsionado a movimentação do corpo celeste "misterioso". Esta fonte de energia seria capaz de movimentá-lo, por exemplo, pela galáxia sem precisar de outro "combustível", além da luz do Sol.

Deixando de lado a origem natural do Oumuamua, como ele não emite sinais de rádio, os astrofísicos acreditam que o asteroide seja uma "vela solar" de uma antiga nave espacial, criada por extraterrestres.

Cálculos demonstram que o asteroide tem proporções ideais para suportar o impacto da poeira espacial e massa aceitável para viajar pelas galáxias.

Curiosamente, a estrutura do objeto se parece com projetos de naves espaciais com velas solares elaboradas pelos programas Starshot, da Agência Espacial Europeia (ESO) e IKAROS, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa), concluem os astrofísicos.

Oumuamua é o primeiro corpo celeste proveniente de outro sistema solar a passar pelo nosso e despertou a curiosidade de muitos cientistas por ter origem desconhecida. Ele foi descoberto em 2017 por meio do telescópio Pan-STARRS, situado no Havaí (EUA). Até o renomado físico Stephen Hawking não excluiu a possibilidade de ter sido criado por extraterrestres.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade