Publicidade

Estado de Minas ESTUDO

Avião funciona como uma 'vacina', dizem cientistas

Passageiros ganham 'proteção' contra doenças a cada viagem


postado em 05/11/2018 15:41 / atualizado em 05/11/2018 15:26

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, descobriram que as viagens de avião podem atuar como uma espécie de "vacina natural", prevenindo a humanidade contra doenças que poderiam provocar pandemias. A informação foi divulgada pelo tabloide britânico Daily Mail.

De acordo com os cientistas, as viagens aéreas espalham em todo o mundo doenças consideradas fracas e não letais, aumentando a resistência do sistema imunológico de milhões de pessoas a bactérias e vírus que circulam em diferentes países.

O estudo, liderado pelo pesquisador Robin Thompson, foi publicado no periódico científico BioRxiv no início de novembro. Os resultados mostram que, caso uma doença se torne potencialmente mortal, boa parte da humanidade poderá ter proteção natural contra a patologia.

Para os especialistas, a descoberta é comparável ao efeito de uma vacina, uma vez que viajar está, de certa forma, ajudando a "introduzir" no sistema imunológico das pessoas pequenas amostras de doenças, formando, assim, uma proteção contra inúmeros problemas.

Como mostra o Daily Mail, cientistas acreditam que o mundo deve enfrentar uma pandemia em escala global, em breve. Um surto desse tipo pode matar até 900 milhões de pessoas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade