Publicidade

Estado de Minas POLÊMICA

Governo da China vai investigar manipulação genética de embriões

Decisão se dá após cientista dizer que alterou o DNA de dois bebês


postado em 30/11/2018 10:58 / atualizado em 30/11/2018 11:02

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Em declaração divulgada na emissora estatal chinesa CCTV, na última quinta, dia 29 de novembro, Xu Nanping, vice-ministro da Ciência e Tecnologia, anuncia que será feita uma investigação sobre o caso do cientista chinês que disse ter criado os primeiros bebês do mundo manipulados geneticamente, para ficarem resistentes ao vírus HIV, responsável pela Aids. Vale lembrar que os resultados dessa experiência não foram comprovados nem publicados em qualquer revista científica, como é de costume. A informação foi divulgada pela agência chinesa de notícias Xinhua.

Nanping informa ainda que foi ordenada uma investigação porque a experiência de manipulação genética de humanos foi considerada ilegal e uma violação da ética. De acordo com a Xinhua, o governo chinês já ordenou que todas as atividades relacionadas com esse tipo de experiência científica foram suspensas.

Na mesma matéria divulgada pela CCTV, Zeng Yixin, diretor-adjunto da Comissão Nacional de Saúde da China, fez questão de frisar que "os infratores" serão castigados.

Essa decisão das autoridades chinesas surge um dia após o cientista He Jiankui ter anunciado "uma pausa" nas experiências genéticas com humanos. Ele cessou os testes após receber críticas da comunidade científica chinesa e internacional, incluindo da própria universidade onde trabalha – que anunciou a abertura de uma investigação sobre o caso.

Para quem não sabe, em comunicado enviado à imprensa no final de novembro, Jiankui revelou que conseguiu alterar o DNA de embriões que deram origem a duas crianças gêmeas, nascidas no início do mês, e que as mudanças genéticas as deixaram resistentes a possíveis infecções pelo vírus HIV. O cientista chinês usou a técnica de edição genética chamada CRISPR/Cas9 e todos os homens que participaram na experiência estavam infectados com o causador da Aids, ao contrário das mulheres, e tiveram a infecção inibida por medicamentos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade