Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Quase 10 milhões de soropositivos não sabem que têm o HIV

O alerta consta de um relatório das Nações Unidas


postado em 23/11/2018 11:25 / atualizado em 23/11/2018 11:11

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um novo relatório do Programa das Nações Unidas para a Aids (UNAids), intitulado Knowledge is Power (Conhecimento é Poder, em tradução livre), revela que cerca de 9,4 milhões de pessoas infectadas com o HIV no mundo não sabem que são portadoras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Segundo o documento, divulgado pela UNAids na última quinta, dia 22 de novembro, 75% de todas as pessoas que vivem com o HIV – equivalente a 27 milhões de pessoas – sabem que são portadoras do micro-organismo.

No texto, a ONU pede um aumento dos esforços para alcançar os 9,4 milhões de pessoas que vivem com o HIV e que não estão cientes de que são portadoras do vírus. Há ainda uam estimativa de que 19,4 milhões de soropositivos não fazem o devido tratamento.

O novo relatório da UNAids mostra que os esforços intensificados para os teste e para o combate ao vírus estão atingindo cada vez mais pessoas vítimas do HIV.

Para se manter saudável e prevenir a transmissão, o vírus precisa ser suprimido para níveis indetectáveis %u200B%u200Bou muito baixos por meio de terapia antirretroviral sustentada.

De acordo com Michel Sidibé, diretor executivo da UNAids, em comunicado enviado à imprensa, para monitorar efetivamente a carga viral, as pessoas que vivem com o HIV precisam ter acesso a testes a cada 12 meses.

"O teste de carga viral é o padrão ouro no monitoramento do tratamento do HIV. Ele  mostra se o tratamento está funcionando, mantendo as pessoas vivas e bem e deixando o vírus sob controle", comenta o diretor do programa da ONU.

Ainda segundo o documento recém divulgado, uma das maiores barreiras ao teste do HIV é o estigma e a discriminação envolvendo a Aids.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade