Publicidade

Estado de Minas ESTADOS UNIDOS

Professor de Harvard causa polêmica com batata frita

Ao recomendar o consumo de apenas seis palitos, ele iniciou uma 'briga' online


postado em 05/12/2018 11:21 / atualizado em 05/12/2018 11:26


Após aparecer em matéria publicada no jornal americano The New York Times no dia 29 de novembro, o nutricionista Eric Rimm, professor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, está enfrentando uma "onda" de críticas nas redes sociais, em especial no Twitter. Tudo porque o especialista disse que ao pedir uma porção de batata frita, a pessoa deve comer apenas seis palitos, para manter a refeição mais saudável.

O professor chamou a batata de "bomba de amido". "Não existem pessoas capazes de devolver três quartos de um pedido de batatas fritas. Eu acho que seria bom se a refeição incluísse uma salada e apenas seis palitos de batatas fritas", comenta Eric Rimm no texto recém divulgado. Na verdade, o especialista estava se referindo ao hábito de vida saudável, já que, segundo um estudo publicado no período científico American Journal of Clinical Nutrition no ano passado, a ingestão de batatas fritas duas ou três vezes por semana aumenta o risco de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Ainda assim os usuários do Twitter não gostaram nada da "dica" do professor de Harvard. "6 batatas-fritas é [sic] o que eu coloco na boca de uma vez, meu amigo", publica o usuário intitulado @acidourik, na rede social de 280 caracteres. "Frita 6 batatas inteiras, por favor", diz o perfil @marcelofs1. "Rory Gilmore [da série de TV Gilmore Girls] estava certa quando escolheu Yale ao invés de Harvard", brinca a internauta @gabbwho. "Se for pra comer só 6, é melhor nem comer nada", reclama @clahlins. "Genial. Eu também tenho um teoria: sabe o que é mais saudável do que 6 batatas? 5 batatas", ironiza o perfil @Baconsalad.

Após receber tantos comentários negativos na internet, Eric Rimm falou sobre a polêmica em entrevista para o site da revista americana Vanity Fair. "Quem não gosta de batata frita?! Eu raramente peço, mas, frequentemente as compro e esqueço que elas vêm com um sanduíche no restaurante", diz o professor de Harvard. "Eu estava apenas sugerindo que os restaurantes poderiam oferecer porções menores de batata frita para aqueles que só queiram o sabor. Pelo amor de Deus, uma porção grande de batatas do McDonald's contém 510 kcal [calorias]. São quase quatro latas de Coca-Cola", completa o nutricionista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade