Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Se mudança climática continuar, Terra deve 'virar' Vênus

Aquecimento global acabará dizimando o planeta


postado em 03/12/2018 10:30 / atualizado em 03/12/2018 10:53

Cientistas alertam que se nada for feito para impedir o aquecimento global, Terra acabará se
Cientistas alertam que se nada for feito para impedir o aquecimento global, Terra acabará se "transformando" no planeta Vênus (foto: Pixabay)

O aquecimento global se mantiver e nada for feito para controlar a mudança climática causada pela própria humanidade, as consequências podem ser irreversíveis, deixando nosso planeta com as mesmas condições de nosso "vizinho" Vênus. O alerta foi dado por cientistas americanos.

No passado, Vênus tinha condições apropriadas para hospedar vida, mas ele passou por uma mudança climática catastrófica: a atmosfera começou a reter muito calor e um grande número de buracos na camada de ozônio acabou dizimando a superfície do segundo planeta do Sistema Solar – a temperatura atual chega a mais de 471º C.

"Acho que Vênus é um aviso importante: o efeito estufa não é apenas uma teoria", comenta Ellen Stofan, diretora do Museu do Ar e do Espaço do Instituto Smithsonian, dos Estados Unidos, em entrevista ao portal americano Space.com, especializado em notícias de Astronomia.

Justamente os estudos feito em nosso planeta vizinho é que levaram os cientistas a entender os efeitos dos buracos de ozônio na Terra, segundo Stofan. Ela enfatiza que Vênus é um espelho que reflete o futuro do nosso próprio planeta.

Quem concorda com nosso "destino cataclísmico" é o cientista planetário e astrobiólogo David Grinspoon, do Instituto de Ciência Planetária dos EUA. Para ele, apesar de sua aparência atual ser "horripilante", Vênus é muito semelhante à Terra.

"Vênus é um laboratório para entender a física do clima e as mudanças climáticas de um planeta parecido com a Terra […] É impossível aprender tudo o que se precisa saber sobre a mudança climática na Terra estudando apenas nosso planeta", diz o astrobiólogo ao Space.com.

Daqui a algum tempo, de acordo com o cientista, à medida que o Sol começar a envelhecer, nosso planeta percorrerá o mesmo caminho de Vênus: os oceanos vão evaporar num mundo descontrolado devido ao efeito estufa.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade