Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Encontrados túmulos romanos no Egito

As estruturas milenares estão na cidade de Mut


postado em 16/01/2019 10:30 / atualizado em 16/01/2019 10:38

(foto: Twitter/antiquitiesof/Reprodução)
(foto: Twitter/antiquitiesof/Reprodução)

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério das Antiguidades do Egito na última terça, dia 15 de janeiro, arqueólogos egípcios que trabalham no oásis de Dakhla, perto da cidade de Mut, no oeste do país, encontraram dois túmulos bem preservados que datam do período romano (30 a.C. a 312 d.C.).

Segundo Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, em comunicado enviado à imprensa, a primeira tumba apresenta uma escadaria de vinte degraus bem preservada, que desce até uma entrada selada.

Os arqueólogos abriram o túmulo e encontraram os locais de sepultamento bem preservados, feitos de tijolos de barro, arenito e calcário, além de um altar e recipientes funerários.

O segundo túmulo fica a leste do primeiro. Nele também existem estruturas ligadas ao sepultamento, com câmaras e uma mesa para oferendas.

Conforme os cientistas egípcios, a tumba possui ainda um afresco colorido na parede representando cenas de embalsamamento dos mortos. Na entrada é possível ver figuras representando soldados romanos.

(foto: Twitter/antiquitiesof/Reprodução)
(foto: Twitter/antiquitiesof/Reprodução)

Os trabalhos arqueológicos na cidade de Mut estão sendo realizados desde 2002. Os arqueólogos já encontraram, até hoje, cerca de 10 túmulos pertencentes a diferentes períodos da história egípcia e que estão em diferentes estados de conservação.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade