Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Pirâmide na Indonésia pode ser a mais antiga do mundo

Parte dela chega a ter 28 mil anos


postado em 18/12/2018 09:40 / atualizado em 19/12/2018 14:41

(foto: Danny Hilman Natawidjaja/Divulgação)
(foto: Danny Hilman Natawidjaja/Divulgação)

Resquícios de uma construção milenar descoberta no alto do monte Padang, em Java Ocidental, na Indonésia, podem significar que ali fora construída a mais antiga pirâmide do mundo. A informação foi divulgada pelo site americano Live Science, especializado em notícias científicas.

Uma equipe de cientistas e geólogos indonésios apresentou no dia 12 de dezembro a descoberta de uma estrutura piramidal nessa localidade. A estrutura está situada debaixo de um sítio arqueológico que havia sido encontrado no início do século XIX, e que abriga filas de pilares de pedra antigos.

Com o uso de radar de penetração no solo, de raios X, imagens 2D e 3D, perfurações e escavações, os pesquisadores descobriram várias camadas de uma estrutura que se estende por uma área de cerca de 150 mil m². A pirâmide teria sido construída ao longo de milênios e as diferentes camadas representam justamente os distintos períodos de construção.
Na parte superior da pirâmide há pilares de basalto que emolduram terraços escalonados com arranjos de colunas rochosas "formando paredes, passagens e espaços". Segundo os cientistas, essa camada remonta entre três mil e 3,5 mil anos atrás.

Abaixo da superfície, a uma profundidade de cerca de três metros, há uma segunda camada de colunas rochosas semelhantes com idades entre 7,5 mil e 8,3 mil anos. Uma terceira camada, que se situa a 15 m abaixo da superfície, possui mais de nove mil anos, podendo até chegar a 28 mil anos, indica o estudo. Se esses dados forem confirmados, seria a mais antiga estrutura piramidal conhecida até hoje.

Embora a construção se assemelhe a uma pirâmide, ela é diferente das construídas pelos maias, esclarece Danny Hilman Natawidjaja, cientista do Instituto de Ciências da Indonésia, um dos responsáveis peloe studo, em entrevista ao Live Science.

"É um templo único", comenta Natawidjaja.

Atualmente as pessoas usam o topo do monte Padang como um lugar sagrado para oração e meditação.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade