Estado de Minas ASTRONOMIA

Sonda espacial japonesa pousa em asteroide

A Hayabusa 2 coletará amostras de rocha do Ryugu


postado em 22/02/2019 12:40 / atualizado em 22/02/2019 12:34

(foto: Jaxa/Divulgação)
(foto: Jaxa/Divulgação)

Em comunicado enviado à imprensa nesta sexta, dia 22 de fevereiro, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) anunciou que sua sonda espacial Hayabusa 2, lançada em 2014, conseguiu pousar com sucesso no asteroide Ryugu. Estas é a primeira etapa da missão de coletar amostras de rocha do corpo celeste que possui cerca de 980 m de extensão. A informação foi divulgada pela emissora estatal japonesa NHK.

Partindo de uma altitude de 20 km, a Hayabusa 2 iniciou a descida em direção à superfície de Ryugu pouco depois das 13h da última quinta (21), no horário do Japão – 1h da manhã no Brasil. O destino era uma estreita área de pouso com seis metros de diâmetro. Quando estava a 500 metros da superfície do asteroide, a sonda mudou para modo automático de pouso.

A sonda espacial japonesa está equipada com um aparelho capaz de coletar rochas com até um metro de comprimento, por meio de um braço mecânico que se estende da base da Hayabusa 2 até a superfície do asteroide. O aparelho foi projetado para lançar projéteis na superfície do corpo celeste e, com a agitação resultante, coletar as pedras.

De acordo com a Jaxa, um dos projéteis foi disparado contra a superfície do asteroide.

Após a conclusão da missão, a Hayabusa 2 deverá voltar a subir a uma altitude de 20 km para, então, preparar o pouso seguinte. A Jaxa planeja mais uma ou duas tentativas de coleta de rochas antes de fazer com que a sonda se afaste definitivamente de Ryugu.

Em junho do ano passado, a sonda se aproximou da órbita do asteroide, que fica a uma distância de 300 milhões de km da Terra. O retorno da Hayabusa 2 ao nosso planeta está previsto para o final de 2020.

(com NHK e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação