Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Terra possui um gigantesco 'oceano' subterrâneo

'Reservatório' de água equivale ao triplo do volume existente na superfície


postado em 04/02/2019 13:25 / atualizado em 04/02/2019 13:25

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Uma pesquisa feita pelo geofísico Steve Jacobsen e pelo sismólogo Brandon Schmandt, da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, aponta que o interior do manto da Terra é um gigantesco reservatório de água. A informação foi divulgada pelo portal Phys.org, especializado em notícias científicas.

A evidência sugere que as moléculas de água ficam presas dentro dos minerais que compõem o manto, nas profundezas da superfície terrestre, e quando há atividade das placas tectônicas, o precioso líquido da vida gradualmente emerge.

"Acho que finalmente estamos vendo evidências do ciclo completo da água na Terra, o que pode ajudar a explicar a grande quantidade de água líquida na superfície de nosso planeta. Os cientistas têm procurado por esta falta de água profunda há décadas", comenta Jacobsen ao Phys.org.

Os pesquisadores lembra que não se trata de um reservatório no sentido convencional; não há um vasto oceano flutuante debaixo da superfície do planeta, como nas obras do escritor francês Júlio Verne (1828-1905), com vastas paisagens naturais e "dinossauros" caminhando tranquilamente.

Em vez disso, a água se encontra presa dentro da estrutura de minerais encontrados nas rochas que compõem o manto. Por incrível que pareça, apenas 1% desse material das profundezas da Terra pode conter três vezes a quantidade de água existente em nossos oceanos.

A teoria foi postulada pela primeira vez quando um mineral chamado ringwoodita – nome dado em homenagem ao geoquímico australiano Alfred E. Ringwood (1930-1993) – foi descoberto no Brasil, sendo resultado de uma erupção vulcânica ocorrida no passado longínquo.

Os cientistas acreditam que o mineral foi trazido à superfície de uma profundidade de cerca de 400 m. No material foi encontrada uma quantidade surpreendente de água presa no interior da rocha.

"Ringwoodita é como uma esponja, absorvendo água. Há algo muito especial sobre a estrutura cristalina da ringwoodita que permite atrair hidrogênio e reter a água. Este mineral pode conter muita água sob o manto profundo", afirma Steve Jacobsen ao Phys.org.

Para lhe dar uma ideia do quanto sabemos sobre o interior do nosso próprio planeta, essa amostra de ringwoodita é a única registrada na Ciência a ter vindo de dentro da Terra.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade