Estado de Minas CURIOSO

Bactéria 'comedora de lixo' é descoberta nos EUA

Micro-organismo ainda gera energia sustentável

postado em 08/03/2019 17:39 / atualizado em 08/03/2019 17:20

As bactérias capazes de consumir lixo e gerar energia foram encontradas em piscinas vulcânicas do parque Yellowstone, nos EUA(foto: Pexels)
As bactérias capazes de consumir lixo e gerar energia foram encontradas em piscinas vulcânicas do parque Yellowstone, nos EUA (foto: Pexels)

Cientistas da Universidade Estadual de Washington e da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, descobriram uma bactéria incomum, capaz de "consumir" poluição e produzir energia sustentável. Ela foi capturada pela primeira vez durante uma expedição às águas termais do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA.

A equipe liderada pelo pesquisador Abdelrhman Mohamed, descobriu que nos poços de água vulcânica de Yellowstone, com temperaturas que variam de 43º C a 93º C, é possível encontrar esse micro-organismo até então desconhecido.

O estudo com a curiosa descoberta foi publicado na revista científica Journal of Power Sources em janeiro deste ano.

Durante a pesquisa de campo, realizada em agosto do ano passado, os cientistas deixaram eletrodos inseridos na borda desses poços para que os dados fossem capturados durante 32 dias.

"Essa é a primeira vez que essas bactérias foram coletadas num ambiente extremo como uma fonte termal alcalina", comenta Mohamed no artigo recém divulgado.

Ainda de acordo com os cientistas, a incrível bactéria pode contribuir para a criação de soluções sustentáveis para o problema da poluição ambiental ou ajudar no desenvolvimento de gerador de energia renovável.

Esses organismos têm a capacidade de converter poluentes tóxicos em substâncias menos nocivas, gerando eletricidade no processo. "Já que essas bactérias passam seus elétrons para metais ou outras superfícies sólidas, elas podem produzir um fluxo de eletricidade que pode ser usado para aplicações de baixa potência", comenta o pesquisador Haluk Beyenal, co-autor do estudo, no mesmo artigo.