Publicidade

Estado de Minas POLÊMICA

Disneylândia é acusada de gerar surto de bactéria perigosa

Condado acusa parque de espalhar a Legionella


postado em 10/12/2018 13:40 / atualizado em 10/12/2018 13:43

A Disneylândia, que fica na Califórnia, está sendo acusada de gerar um surto da perigosa bactéria Legionella(foto: Michelle Rae Uy/MiniTime/Reprodução)
A Disneylândia, que fica na Califórnia, está sendo acusada de gerar um surto da perigosa bactéria Legionella (foto: Michelle Rae Uy/MiniTime/Reprodução)

Um dos destinos turísticos mais famosos do mundo, a Disneylândia, pode ter sido responsável por um surto da bactéria Legionella no condado de Orange, nos Estados Unidos. O temido micro-organismo costuma causar pneumonia e pode até ser fatal. Em 1998, foi essa bactéria levou à morte Sérgio Motta, então ministro das Comunicações do governo Fernando Henrique Cardoso.

De acordo com matéria publicada pelo jornal americano Los Angeles Times, o surto ocorreu em 2017, mas só foi revelado agora. No total, foram 22 casos de contágio pela bactéria em Orange – o condado fica próximo da cidade de Anaheim, na Califórnia, onde está localizado o famoso parque temático fundado por Walt Disney em 1955.

Em entrevista ao periódico americano, Matthew Zahn, diretor de epidemiologia da Agência de Assistência Médica de Orange, revela que a maioria dos pacientes contaminados teria visitado a Disneylândia poucos dias antes do diagnóstico. Três dessas pessoas, inclusive, são funcionários do parque.

A Legionella, geralmente, se desenvolve em tubulações de ar-condicionado que não são corretamente higienizadas. E esta seria justamente a razão para o surto no condado californiano. De acordo com Matthew Zahn, quando surgiu a suspeita de que a Disneylândia seria o local de contaminação dos moradores de Orange, uma análise foi realizada na central de ar-condicionado do parque de diversões. Os resultados, segundo o dirigente revelou ao Los Angeles Times, apontaram níveis elevados da bactéria nos filtros do aparelho.

Zahn revela ainda que a Disney chegou a ser notificada pelo órgão de saúde do condado e, em seguida, providenciou a higienização de todo o sitema de ar-condicionado de suas dependências. Após o procedimento, nenhum caso de contágio pela Legionella voltou a ser registrado.

Mesmo assim, em comunicado enviado ao periódico, a Disneylândia nega que fosse a responsável pelo surto da perigosa bactéria.

De qualquer forma, a Agência de Assistência Médica de Orange fez um apelo à Divisão de Segurança Ocupacional e Saúde do governo da Califórnia (OSHA, na sigla em inglês) pedindo uma punição para o parque temático. Entretanto, Matthew Zahn admite ao Los Angeles Times que, mesmo com todas as evidências, é muito difícil comprovar que a Disneylândia é, de fato, o ponto de partida do surto.

Além disso, o primeiro parque criado por Walt Disney foi multado pela OSHA em US$ 33 mil (cerca de R$ 128 mil) por não ter higienizado corretamente o sistema central de ar-condicionado, informa o jornal americano.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade