Estado de Minas ASTRONOMIA

Descoberto mais um asteroide que pode 'colidir' com a Terra

O 2019 CE4 passará 'perto' do nosso planeta após 2065

postado em 08/03/2019 08:25 / atualizado em 08/03/2019 08:36

(foto: Pixabay)

Astrônomos da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) descobriram um novo Objeto Próximo da Terra (Near-Earth Object) no mês passado que tem potencial, mesmo que muito baixo, de se colidir com o planeta Terra aqui a algumas décadas. A informação foi divulgada pelo portal americano Cnet.

O asteroide até então "invisível" para os cientistas foi chamado de 2019 CE4 e tem cerca de um quilômetro de diâmetro. Para efeitos de comparação, ele é aproximadamente 50 vezes maior do que o meteoro que destruiu vários edifícios ao explodir sobre a cidade russa de Chelyabinsk em 2013.

Ao ser descoberto em 2019, o CE4 rapidamente entrou para o topo da lista de risco da ESA. "A alta classificação deveu-se principalmente ao seu grande tamanho, porque a probabilidade de impacto sempre se manteve perto de um em dois milhões", informa o boletim divulgado em março pelo Centro de Coordenação de Objetos Próximos da Terra, da ESA, citado pelo Cnet.

A análise inicial da órbita do asteroide parecia indicar uma pequena chance de impacto no ano de 2025, mas observações subsequentes descartaram uma provável colisão de 2019 a 2065. Ainda assim, a chance de o CE4 cair na Terra permanece abaixo de um em um milhão, segundo a Agência Espacial Europeia.

Como resultado, 2019 CE4 caiu várias posições na lista de objetos espaciais potencialmente perigosos.

No entanto, o sétimo colocado na lista de risco tem uma chance pequena, mas real, de nos atingir em setembro deste ano. Trata-se de um asteroide de 40 m chamado 2006QV89. Felizmente, mesmo as rochas espaciais próximas ao topo da lista não têm muita chance de causar um impacto real. No caso do 2006QV89, no dia 9 de setembro, a probabilidade de impacto é inferior a um em 11 mil.