Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Nasa divulga fotos do 'asteroide apocalíptico'

Sonda OSIRIS-Rex fez as imagens em meados de janeiro


postado em 30/01/2019 10:46 / atualizado em 30/01/2019 11:04

A sonda espacial OSIRIS-Rex, da Nasa, enviou duas imagens do asteroide Bennu, que foram tiradas a menos de dois km de distância dele(foto: Nasa/Goddard/University of Arizona/Divulgação)
A sonda espacial OSIRIS-Rex, da Nasa, enviou duas imagens do asteroide Bennu, que foram tiradas a menos de dois km de distância dele (foto: Nasa/Goddard/University of Arizona/Divulgação)

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) acaba de divulgar duas fotos do asteroide 101955 Bennu, descoberto em 1999, considerado por muitos como "apocalíptico", em virtude de um possível impacto contra a Terra no futuro – as chances são de uma em 2,7 mil daqui a 100 anos.

Com um diâmetro aproximado de 493 m, Bennu fica a 115.870 km de nosso planeta e tem bilhões de anos. Segundo os cientistas da Nasa, a expectativa é que a sonda espacial OSIRIS-Rex, lançada em 2016, consiga coletar informações sobre a composição química do asteroide, o que pode ajudar na prevenção da possível colisão e também a entender como a vida se formou na Terra.

Caso o asteroide caia em nosso planeta, a estimativa é que a rocha libere energia equivalente a 80 mil bombas atômicas como as usadas em Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial.

A OSIRIS-Rex orbita Bennu desde dezembro do ano passado e enviou imagens pela última vez no dia 17 de janeiro, quando estava a apenas 1,6 km acima da superfície do asteroide.

As imagens são feitas a partir da câmera de navegação NavCam 1, que normalmente é usada para rastrear a órbita da sonda.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade