Publicidade

Estado de Minas INTERNET

YouTube vai desativar comentários em vídeos com crianças

Decisão é para evitar atuação de pedófilos na plataforma


postado em 01/03/2019 12:48 / atualizado em 01/03/2019 13:22

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Em comunicado divulgado no Twitter na última quinta, dia 28 de fevereiro, o YouTube anuncia que vai desabilitar os comentários em todos os vídeos contendo menores de idade, numa tentativa de combater a atuação de pedófilos na plataforma do Google.

A decisão foi anunciada após o youtuber britânico Matt Watson ter revelado, na semana passada, uma falha no algoritmo de busca do YouTube que permite que pedófilos marquem, nos comentários, cenas que considerassem sensuais em vídeos de crianças e localizassem com facilidade vídeos semelhantes marcados por outros usuários. Nos comentários, eles também podiam trocar contatos e links para vídeos de pornografia infantil.

A empresa disse ainda que levará meses para desativar os comentários em todos os vídeos da plataforma em que aparecem crianças. O processo já teve início na semana passada, quando o YouTube aplicou a medida a dezenas de milhões de conteúdos.

"Reconhecemos que os comentários são uma parte essencial da experiência do YouTube e de como você se conecta com sua audiência e a faz crescer", revela a plataforma do Google, na mensagem compartilhada no Twitter. "Ao mesmo tempo, os passos importantes que estamos dividindo com vocês hoje são importantíssimos para manter os jovens seguros".

Alguns youtubers poderão manter os comentários ativados desde que façam uma cuidadosa moderação e usem ferramentas de controle fornecidas pelo próprio YouTube, informa o Google.

Vale lembrar que esse não é o único site a enfrentar problema com publicações indesejadas. Outras páginas em que usuários podem criar conteúdo, como Facebook e Twitter, também têm enfrentado cada vez mais exigências de que monitorem o que aparece em suas plataformas e pedidos para se livrarem de conteúdo impróprio, em meio a crescentes preocupações sobre a propagação do discurso de ódio e violência.

(com Deutsche Welle)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade