Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

Israel não consegue pousar na superfície lunar

Sonda israelense sofreu uma avaria e não aterrissou na Lua


postado em 12/04/2019 13:09 / atualizado em 12/04/2019 13:10

(foto: YouTube/Reprodução)
(foto: YouTube/Reprodução)

Apesar de ser o sétimo país a conseguir enviar uma nave até a órbita da Lua, a missão Bereshit – que significa Gênesis em hebraico –, lançada por Israel em fevereiro deste ano, não foi bem sucedida na aterrissagem no satélite natural da Terra. Após viajar por dois meses, o aparelho sofreu avarias e acabou caindo no solo lunar. Se tivessem conseguido aterrissar a aeronave de forma suave, os israelenses seriam o quarto povo a pousar na Lua com segurança – feito alcançado pelos Estados Unidos, pela ex-União Soviética e pela China.
Bereshit pesa apenas 585 kg e mede aproximadamente 1,5 m. Ela foi lançada por um foguete da SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário sulafricano Elon Musk, na base em Cabo Canaveral, na Florida, Estados Unidos.

A sonda estava equipada com instrumentos para medir o campo magnético da Lua e recolher dados que permitiriam compreender melhor a formação do nosso satélite. A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) também usaria os dados que seriam captados pelo equipamento israelense.

O projeto lunar de Israel custou 88 milhões de euros (cerca de R$ 385 milhões), verba que foi financiada sobretudo por fundos privados, incluindo o bilionário sulafricano Morris Kahn, e foi criado a partir de uma competição internacional patrocinada pelo Google. Na ocasião, a gigante mundial da internet desafiou cientistas e empreendedores a criarem um veículo robotizado que fosse levado até o solo lunar usando orçamentos reduzidos.

Junto com a sonda Bereshit, os israelenses enviaram discos com gravações de desenhos de crianças, canções, símbolos hebraicos e textos bíblicos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade