Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Rinoplastia também é uma cirurgia funcional

Procedimento ajuda a tratar o desvio de septo


postado em 24/10/2018 08:58 / atualizado em 24/10/2018 09:19

(foto: Refinery29.com/Reprodução)
(foto: Refinery29.com/Reprodução)

Junto com a lipoaspiração e o implante de silicone nos seios, a rinoplastia, cirurgia plástica para redesenhar e modelar o formato do nariz, é o procedimento mais solicitado pelos brasileiros nos consultórios médicos. Poré,, além de ser um procedimento estético, a rinoplastia também ajuda a corrigir problemas respiratórios causados pelo desvio de septo nasal e por hipertrofia (aumento anormal) nos cornetos nasais.

O cirurgião plástico Luiz Molina, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, lembra que esse procedimento pode equilibrar a aparência do nariz quando este é muito grande, muito largo na ponta, com depressões visíveis, caído, muito virado para cima ou ainda quando apresenta uma assimetria muito grande (diferença entre um lado e outro).

"A cirurgia tem como principal objetivo criar uma harmonia facial e corrigir as proporções e possíveis deformidades do nariz. Atualmente, graças aos avanços das técnicas cirúrgicas e do conhecimento mais apurado sobre a harmonia facial, a rinoplastia é feita para adequar o nariz de acordo com as características faciais individuais. Isso contribui para que o resultado seja o mais natural possível. Essa abordagem mais cuidadosa, portanto, procura o equilíbrio e harmonia na aparência", comenta o médico.

Em relação ao desvio de septo, que afeta a capacidade de respirar e prejudica inclusiva na hora de dormir, muitas pessoas acabam procurando a cirurgia plástica no nariz como forma de tratamento. "Traumas na infância ou em qualquer fase da vida podem levar ao desvio do septo nasal, cartilagem que separa as cavidades nasais. O que nem todo mundo sabe é o septo não é reto na maior parte da população, sem causar nenhum problema. Porém, quando este desvio é muito acentuado, pode levar à dificuldade para respirar", afirma o especialista.

Segundo o cirurgião plástico, o desvio acentuado, além de dificultar a respiração, pode levar a quadros crônicos de sinusites, sangramentos e acúmulo de secreções. "Do ponto de vista estético, dependendo do desvio, pode também levar a deformidades no nariz. Por isso, nestes casos, a cirurgia é feita para melhorar o funcionamento e a aparência do nariz. Esta cirurgia é chamada de septoplastia", diz Luiz Molina.

Há ainda uma outra deformidade que pode atrapalhar a respiração, que ocorre nos cornetos nasais, ossos que se localizam no interior do nariz e são recobertos por tecido esponjoso e pela mucosa nasal. "Algumas pessoas apresentam hipertrofia dos cornetos, que pode levar à obstrução total ou parcial das vias respiratórias. Portanto, nestes pacientes, é feita a turbinectomia para corrigir o tamanho dos cornetos", explica o médico.

A rinoplastia pode ser feita em qualquer fase da vida, porém em adolescentes é indicado esperar até que se complete o desenvolvimento ósseo e cartilaginoso, que ocorre por volta dos 14 anos de idade. Mas, se há problemas funcionais, pode ser necessário antecipar a cirurgia.

Após a rinoplastia é comum o surgimento de edema (inchaço) e hematomas na região operada. Porém, é uma área menos sensível à dor. O desconforto é mínimo, ainda que o inchaço demore mais a sumir. Além disso, o resultado só pode ser visto depois de alguns meses, quando o edema e os hematomas desaparecem.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade