Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Cuidado com a dermatite nos bichinhos

Alergia afeta a pele dos pets assim como nos humanos


postado em 29/10/2018 10:42 / atualizado em 29/10/2018 10:46

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um problema de pele muito comum, a dermatite atópica também afeta os bichinhos de estimação. De forma inesperada, ela costuma atacar os pets que vivem em grandes centros urbanos, por vários motivos, incluindo a interação dos animais com os humanos e com o meio onde vivem, sendo uma doença dermatológica e alérgica, que pode ser diagnosticada por uma triagem inicial feita por um profissional.

O sintoma mais comum é uma coceira automutilante, que persiste dia e noite, de intensidade moderada a grave, gerando vermelhidão nos locais, sem uma  causa  específica. Segundo o veterinário Jorge Morais, fundador da rede Animal Place, "os pets coçam, principalmente, as regiões ao redor dos olhos, orelhas, abdômen, virilha e axila, além de lamber as patas e a pele apresenta vermelhidão, descamação, queda de pelo, escurecimento da pele e pelagem, espessamento e cheiro forte".

Com o tempo, a pele do animal doente fica mais ressecada e perde a função de barreira protetora, oferecendo condições ideais para proliferação de bactérias e fungos, que podem piorar o quadro inflamatório. "O tratamento é vitalício e consiste em manter as regiões afetadas limpas e hidratadas. No consultório receitamos xampus e sprays específicos para cada caso e também medicamentos para aliviar a coceira", explica o especialista. A dedicação do dono é outro fator importante para uma resposta positiva pelo tratamento, que exige um tempo e cuidados extras.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade