Publicidade

Estado de Minas CUIDADOS

Como adaptar os pets a ambientes pequenos?

Especialista dá dicas para os tutores


postado em 27/11/2018 10:58 / atualizado em 28/11/2018 17:50

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Quem tem animais de estimação dentro de apartamento precisa ter atenção para fornecer recreação e atividades lúdicas suficientes para os bichinhos, para evitar ansiedade, fobias e transtornos emocionais. Espaços muito pequenos demandam adaptação dos pets.

Segundo o médico veterinário Jorge Morais, da Animal Place, a adaptação a ambientes reduzidos exige uma série de cuidados, a fim de evitar riscos como obesidade e transtornos emocionais. "A principal dica é induzir a prática de exercícios físicos, seguindo uma rotina de acordo com o tipo e a raça do animal. No caso de cachorros de grande e pequeno porte, é fundamental levá-los para passear de uma a duas vezes por dia e, se possível, aproveitar o momento para estimular o contato com outros animais", orienta o especialista.

Já em relação aos gatos, embora pareçam mais adaptados aos ambientes fechados, precisam receber a mesma atenção dos donos, de acordo com o especialista, já que qualquer pet pode desenvolver fobias e depressão se permanecerem por muito tempo trancados dentro de casa. "Inclusive, quando acostumados desde pequenos, os felinos adquirem o hábito de passear com seus donos sem medo ou agressividade", diz o veterinário.

Outra dica importante é incluir na rotina brinquedos e exercícios lúdicos, que ajudam no alívio do estresse. "Com o dia a dia corrido, muitos tutores não encontram tempo para essas necessidades básicas dos animais e uma das apostas é deixá-los em creches apropriadas, que contam com programação e atividades que estimulam a interação com outros bichos, o que é fundamental para o processo psicológico do animal", diz Jorge Morais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade