Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Homeopatia também é recomendada para animais

O tratamento alternativo promete curar sem reações adversas


postado em 14/11/2018 17:40 / atualizado em 19/11/2018 16:06

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Nem todo mundo sabe, mas os seres humanos não são os únicos beneficiados pela homeopatia – técnica criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1796 e que se baseia no conceito de que a doença é tratada com pequenas doses do causador do problema. Animais também podem ser tratados por essa opção da medicina alternativa.

Segundo o veterinário homeopata José Francisco Costa Neto, da clínica Soft Dogs e Cats, de São Paulo (SP), a homeopatia animal é utilizada praticamente desde que surgiu a técnica em humanos, em 1815. "O uso da técnica em animais vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos por ser um tratamento que não causa efeitos colaterais, não possui restrições a doenças e pode ser indicada para pets de qualquer idade", comenta o especialista.

Vale lembrar que a terapia alternativa não trata somente os sintomas da doença. Ela age para equilibrar o corpo, a mente e a energia dos pets, esclarece o veterinário.

A medicação homeopática para os animais é preparada nas mesmas farmácias de manipulação dos humanos. O procedimento de uso também é o mesmo. A medicação é diluída em água e fornecida ao animal, ou pode ser administrada em glóbulos ou gotas, via oral. Existem, ainda, tratamentos homeopáticos tópicos, com uso de pomadas, cremes e solução e até mesmo supositórios.

Quanto aos resultados obtidos, José Francisco Neto diz que os tratamentos em animais costumam ser mais rápidos e mais eficientes do que nos humanos. "Isso porque os pets não sabem que estão sendo medicados. Com isso, o resultado é também mais fidedigno", afirma o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade