Publicidade

Estado de Minas NATAL

Vale a pena dar um pet de presente?

Bichinhos de estimação demandam muitos cuidados


postado em 14/12/2018 12:40 / atualizado em 14/12/2018 12:16

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

O Natal é a época do ano em que mais se troca presentes. Aproveitando a data, algumas pessoas acabam decidindo agradar um ente querido com um bichinho estimação. Será que vale a pena? Dar um animal pode ser uma surpresa incrível, porém, sem o consentimento prévio do presenteado, pode ser, também, uma decisão muito arriscada.

Além das inúmeras responsabilidades, o bichinho dependerá de seus tutores até o fim da vida e, portanto, é muito importante saber se quem o receberá dispõe das condições básicas necessárias, como um local apropriado, recursos para alimentação e cuidados veterinários, além de tempo disponível para a prática de exercícios e para a higiene do pet.

Crianças, por exemplo, não são capazes de assumir as responsabilidades. Com isso, os tutores dos animaizinhos acabam sendo os pais, que precisam estar conscientes dessa escolha. Com um tempo médio de vida entre 10 a 15 anos para cães e até 20 anos para gatos, é preciso ter cautela sobre a espécie, que deve ser compatível com a vida e condições dos futuros donos.

Uma boa opção para quem mora em locais mais "apertados" são os roedores, como o porquinho-da-índia. Ele pode viver de 6 a 8 anos.

"Muitos tomam a decisão de forma precipitada, sem analisar que a chegada desse novo membro à família traz mudanças na rotina e no bolso", comenta o veterinário Jorge Morais, da rede Animal Place.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade