Publicidade

Estado de Minas TRATAMENTO

Seu bichinho também pode fazer terapia alternativa

Acupuntura, shiatsu e musicoterapia são algumas delas


postado em 19/03/2019 10:48 / atualizado em 19/03/2019 10:52

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Quem disse que apenas os seres humanos podem desfrutar de tratamentos alternativos? Algumas terapias bem conhecidas também ajudam a amenizar os problemas de cães e gatos. Musicoterapia, florais e shiatsu, por exemplo, são técnicas que auxiliam no tratamento veterinário.

Essas técnicas podem fazer muito bem para a saúde do animal, visto que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, relaxam, promovem bem-estar e mantêm o organismo funcionando em equilíbrio. "O principal benefício é não oferecer nenhum tipo de efeito colateral aos pets. Essas técnicas podem ser usadas como terapias complementares para curar o animal de uma enfermidade, por exemplo", comenta o especialista em comportamento animal Cleber Santos, da ComportPet, de São Paulo (SP).

Além de auxiliar no tratamento de doenças, algumas dessas terapias alternativas são indicadas também para animais agitados, estressados ou agressivos. "É fundamental que, antes de qualquer método ser aplicados no animal, o tutor procure um veterinário e um especialista em comportamento animal, para que tracem um diagnóstico conjunto e indique os tipos de terapias que serão mais benéficas para aquele cão", diz o especialista.

Abaixo, relacionamos alguns dos principais tratamentos direcionados aos bichinhos de estimação:

Musicoterapia
O método usa a música e diversos elementos sonoros para promover mudanças positivas nos pets. "Por meio de sessões da técnica de musicoterapia, é possível diminuir o nível de estresse do animal, fazendo com que ele relaxe e responda melhor a um tratamento no processo de cura de uma doença, por exemplo", afirma Cleber Santos. Ele lembra que não há contra-indicação, embora possa ocorrer uma piora no comportamento do pet, se o tipo de música utilizada não for adequada. "O ritmo das músicas depende da necessidade de cada bichinho. Normalmente são músicas com violinos, violão e piano. Beethoven, por exemplo, costuma ser indicado para acalmar cães agitados", conta. As sessões de musicoterapia devem ser indicadas e realizadas por um profissional.

Florais
Nesta técnica os animais costumam apresentar melhora no comportamento. "O tratamento, que é baseado na essência das flores, é muito usado para auxiliar os cães a equilibrarem suas emoções e atingirem maior bem estar". A terapia pode ser aplicada, por exemplo, para acalmar cães hiperativos, auxiliar no tratamento da depressão, ou fazer com que os latidos em excesso diminuam. "A terapia floral não tem contraindicações, é um tratamento suave e não causa nenhum mal ao animal", complementa o especialista.

Acupuntura
A técnica milenar chinesa, assim como nos humanos, também é realizada por meio da aplicação de agulhas na pele dos animais. Elas geram estímulos que atuam no controle ou na cura de certas doenças. "O grande auxílio com esse método pode ser dado aos pets que sofrem com problemas respiratórios, doenças dermatológicas, neurológicas, do sistema reprodutivo, musculares ou relacionados à estrutura óssea", diz Cleber.

Shiatsu
Também originada no oriente, é uma espécie de massagem que pressiona pontos energéticos vitais, estimulando os órgãos internos associados a eles. "Assim como a técnica aplicada em humanos, o método é baseado na pressão dos pontos, trazendo benefícios para os cães em casos de estresse, ansiedade e agressividade. Também é útil em casos de lesões musculares, problemas respiratórios e outros desequilíbrios na saúde do cão".

Reiki
Esse método é descrito como cura natural por canalização de energia vital. Por meio da imposição das mãos do especialista, o objetivo é restabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional do pet. "Pode aliviar dores, atenuar efeitos colaterais de outros tratamentos e promover conforto emocional para o cão".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade