Publicidade

Estado de Minas PET

Vale a pena castrar o bichinho de estimação?

Especialista fala sobre o procedimento para cães e gatos


postado em 11/03/2019 11:50 / atualizado em 11/03/2019 12:04

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Apesar de a grande quantidade de animais abandonados nas ruas ser uma realidade na maioria das cidades brasileiras, muitas pessoas ainda têm dúvida se a castração é uma boa opção para os pets. De acordo com o médico veterinário William Delecrodi Gomes, do hospital veterinário Center Vet, de Contagem (MG), o procedimento, na maioria das vezes, é o melhor método para melhorar a qualidade de vida de gatos e cachorros. "Castrar os animais é extremamente importante, pois pode prevenir diversas doenças, além de evitar acidentes comuns na época fértil", comenta o especialista.

Outro ponto positivo da castração para os bichinhos que vivem dentro de casa é a possibilidade de deixá-los mais tranquilos. "Animais não castrados têm a necessidade de saírem para marcar território, procurar parceiros. Nesse quesito, ficar muito tempo dentro de casa pode deixá-los nervosos", afirma o veterinário.

William Gomes explica que o procedimento é considerado uma cirurgia eletiva, envolvendo anestesia e risco cirúrgico, que é definido após um exame clínico. "Quando bem planejada e com os exames em dia, demanda uma estrutura adequada e monitoramento anestésico, que diminui os riscos durante e após a cirurgia. Bem como a qualidade de cicatrização da ferida cirúrgica e retorno do pet mais rápido às atividades normais e sem dor. Portanto, consulte sempre um médico veterinário ao decidir sobre a castração", afirma o especialista.

Além de evitar que o animal fique estressado e dê muitas crias que o dono pode não ter condições de cuidar, um dos principais benefícios do procedimento para os bichinhos está relacionado à prevenção de doenças. "No caso de cães e gatos, por exemplo, nas fêmeas, pode-se evitar infecções no útero e tumores no ovário e nas mamas. Já para os machos, previne-se o câncer de próstata", diz William.

Vale dizer que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) possui serviço de castração cirúrgica gratuita.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade