Publicidade

Estado de Minas

O lazer é um luxo


postado em 06/07/2011 14:12

Paulo Eduardo de Melo Jr. e Adriana Mello, os três filhos e amigos dividem a dinâmica área de lazer(foto: Eugênio Gurgel e JOmar Bragança)
Paulo Eduardo de Melo Jr. e Adriana Mello, os três filhos e amigos dividem a dinâmica área de lazer (foto: Eugênio Gurgel e JOmar Bragança)

Além de ser mais seguro e confortável, as pessoas estão descobrindo o prazer de ficar em casa e promover verdadeiros encontros nos fins de semana. Espaços gourmet cada vez maiores e mais completos são sinônimo de prazer de reunir a família e amigos em torno de uma boa mesa, onde sabores e afetos estão interligados; desfrutar de equipamentos de alta tecnologia, como os home theater com qualidade de projeção e acústica superior a algumas salas de cinema comerciais de Belo Horizonte e, de quebra, malhar em sofisticados aparelhos de ginástica que não ficam devendo nada às academias. Sem contar os espaços de convivência, que vão desde jardins paradisíacos a varandas generosas com vistas impagáveis de belas montanhas.

 

O casal de advogados Paulo Eduardo Almeida de Melo Jr. e Adriana Mello tem três filhos, entre 19 e 10 anos. A família mora em uma casa de 1.280 metros quadrados no condomínio Vila Castela, em Nova Lima, com área de lazer totalmente conectada com a contemporaneidade. “A rua está muito violenta, preferimos ter nossos filhos próximos e conhecer os amigos deles, que estão sempre aqui. Por isso optamos por construir esta casa, que é o ponto de encontro, o templo da intimidade, da proteção, de relacionamento e convivência”, comenta Adriana. Paulo Eduardo ratifica: “Escolhemos fazer esta casa por causa do lazer. Já fui adolescente e sei dos riscos que envolvem os jovens hoje. Além disso, temos mais qualidade de vida, ao contrário de quem vive nos condomínios verticais, que são gaiolas de luxo e, por mais sofisticados que sejam, no quesito lazer, os moradores não passam de sócios de um clube”.

 

A dentista Silvana Carvalho, na parte externa de sua confortável área de lazer: “Mesmo se estiver chovendo, recebo até 130 pessoas”
 

 

A decoradora Denise Vilela criou um projeto bonito, arrojado e prático ao mesmo tempo. Tudo se concentra em um salão aberto, com piso especial em deck de madeira antiderrapante: telão, sinuca inglesa, miniacademia de ginástica, TV de plasma com vários videogames, sauna e um spa (hidromassagem) subterrâneo com iluminação e teto de zenital para 10 pessoas. Aliás, foi nessa área que Adriana reuniu as amigas para comemorar seu último aniversário, com direito a hidromassagem, sauna, piscinada, relaxamento em camas sob tendas e, para completar, serviços de uma profissional de estética que fez massagens relaxantes, esfoliações e hidratação nos cabelos das convidadas. O salão é integrado à piscina, ao belo jardim e à churrasqueira, que tem por perto uma mesa redonda giratória para oito pessoas.

 

É na cozinha, que ganhou ares de sofisticação e foi batizada de espaço gourmet, que muitas pessoas, atualmente, estão promovendo momentos especiais. Na casa do empresário Alexandre Felicori e da dentista Mara Jardim Andrade de Almeida é assim. Ela tem um casal de filhos jovens do primeiro casamento, e ele, duas filhas também do primeiro casamento, uma de 26 e outra de 23 anos. A família mora em uma casa de mil metros quadrados no condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima. “Meu marido gosta muito de cozinhar, tanto que até cultivamos uma horta de produtos orgânicos para abastecer a nossa cozinha do dia a dia e o espaço gourmet, onde recebemos amigos e familiares”, conta Mara.

 

Alexandre Felicori e Mara Jardim (à esq.) querem amigos e familiares por perto: reuniões em torno da roda de fogo
 

 

No projeto da arquiteta Ana Carolina Pimenta não faltou uma mesa retangular de 3,20m x1,40m em madeira de demolição, que fica próxima à cozinha gourmet, e uma de granito, instalada lá dentro, para que o protagonista da cena também possa participar das fundamentais conversas que antecedem os festejados almoços e jantares. Ao lado, uma adega de vinhos e cervejas importadas. No espaço gourmet, um painel controla a temperatura e iluminação da piscina, da sauna, do ofurô e a intensidade da ducha do spa, que tem vários assentos com diversos tipos de jatos de água. Mas as áreas de lazer da casa de Mara e Alexandre não terminam aí. A roda de fogo – onde as pessoas se sentam ao redor de uma lareira ao ar livre, protegidas das baixas temperaturas – é atração à parte. E também a escada que a liga à piscina e aos jardins. 

 

Confirmando a tese de que as pessoas estão optando cada vez mais pela malhação em casa, a dentista Silvana Lima Carvalho e o empresário Roberto Carvalho fizeram questão de montar uma home fitness completa em sua residência de 900 metros quadrados, no condomínio Vila Alpina – também em Nova Lima. “A minha casa foi feita para ser usada”, diz Silvana, que aproveita da mesma forma a sauna, o spa e a piscina com cascata.

 

O espaço gourmet é enorme; a mesa de jantar, de madeira de demolição, é voltada para um telão. “Todo mundo acha que telão tem que ficar em lugar fechado. Para mim, não. Se quero ver um filme, assisto no meu quarto. Mas se tem um jogo do Galo, por exemplo, é lá fora, no telão, que todos – quem está cozinhando, comendo, bebendo – assistem juntos.

 

Em uma cobertura no bairro de Lourdes, um lugar ideal para fazer grandes eventos, com direito à bela vista da cidade
 

 

Como o casal tem dois filhos jovens, buscou na arquiteta Márcia Carvalhaes as soluções que precisava para obter segurança, bem-estar, diversão e espaço propício para receber. “O projeto foi feito por outro arquiteto, mas pedi a ela que fizesse o detalhamento. Em uma semana estava pronto; eu aprovei e a obra durou um ano e meio”, lembra Silvana. Ela diz que a ideia é oferecer conforto aos convidados: “Mesmo se estiver chovendo, recebo até 130 pessoas”.

 

As mesmas referências marcantes dos espaços de lazer em casas também podem ser encontradas em apartamentos, ou melhor, em sofisticadas coberturas de edifícios de luxo. A cobertura de um apartamento de 720 metros quadrados, localizado no bairro de Lourdes, em BH, de propriedade de um banqueiro, é exemplo de que é possível desfrutar de todas as possibilidades de lazer que uma casa oferece. O apartamento construído há oito anos recebeu do decorador Cássio Gontijo uma verdadeira repaginada. “Eles queriam um lugar agradável para curtir a piscina e receber os amigos”, conta Cássio. Assim foi feito: piscina tipo raia, piscina spa, espaço gourmet com adega em aço inoxidável para 150 garrafas, frigorífico dividido em partes com temperaturas específicas para champagne, cervejas e carnes, cristaleira para taças, copos e pratos, e uma mesa de madeira freijó com estrutura de alumínio de 3,5 metros. Lugar ideal para fazer jantares com os amigos, com direito a uma bela vista da cidade.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade