Publicidade

Estado de Minas

Mineiros de coração


postado em 13/01/2012 13:45

Em sua casa, no Castelo, César  e o irmão Fabiano falam da escolha por viver em BH(foto: João Carlos Martins, Bruno Cantini/Divulgação)
Em sua casa, no Castelo, César e o irmão Fabiano falam da escolha por viver em BH (foto: João Carlos Martins, Bruno Cantini/Divulgação)

Numa tarde de sexta-feira, entre a chuva e o calor típicos na primavera de Belo Horizonte, César Menotti & Fabiano abriram as portas de sua casa, no bairro Castelo, região da Pampulha, numa pequena folga na agenda apertada de uma das mais queridas duplas sertanejas do país. A cidade – que eles fizeram o país inteiro cantar – é mesmo o lugar escolhido por eles. No cenário da casa confortável – com um piano no meio da sala –, o Grammy Latino de Melhor Álbum Romântico em 2008, com o CD Com Você, na 9ª edição. O gramofone dourado e os bonecos-miniatura da dupla não podiam estar em melhor lugar.

 

Mas se o prêmio trouxe mais sucesso e incrementou a carreira deles, César Menotti & Fabiano, quase mineiramente, trabalham a mil por hora. Entre um show e outro, uma viagem e outra, os dois preparam o mais novo disco, que deve ser lançado no início de janeiro. As gravações do álbum, que ainda não tem nome definido, estão programadas para o Studio Mix Belvedere, em BH, e outro estúdio, em São Paulo.

 

O trabalho intenso, a correria de um lado a outro na cidade, o entra e sai de aviões, carros, ensaios, passagens de som, gravações de programas de televisão, entrevistas e outros compromissos profissionais tomam a vida dos irmãos mais mineiros de coração que já se viu – César, 29 anos, nasceu em Itapira (SP) e Fabiano, de 33, em Califórnia (PR).

 

Por trás da simpatia que esbanjam, o bom humor e a alegria, César Menotti & Fabiano vão tentando superar a perda do pai, Toninho do Ouro, que morreu neste ano. “Desde a nossa infância, meu pai já idealizava nosso sucesso. Nós temos uma carreira e uma vida que devemos a ele. Por isso lhe dedicamos este novo trabalho e buscamos viver diante dos princípios que nos deixou”, diz César.

 

A dupla no palco, em grande estilo: um novo show vem sendo produzido para 2012
 

 

Foi o pai quem os lançou no meio artístico aqui mesmo, em BH, onde vieram morar adolescentes, depois de serem criados em Ponte Nova (MG). Em oito anos de carreira e mais de um milhão de discos vendidos, a dupla sertaneja trilhou aquele velho caminho de quem começa devagar, mas com muita bagagem. Tocaram em bares, participaram de shows pelo interior do estado, em exposições de gado e festas temáticas, até que o sucesso veio em 2005, com o CD Palavras de Amor Ao Vivo. “Moramos por cinco anos em Ponte Nova, depois viemos para cá. Foi quando começamos a cantar o sertanejo universitário nas casas noturnas. E daqui não pretendemos mais sair”, garante Fabiano.

 

De lá para cá vieram mais três CDs. O último deles, lançado em 2010, Retrato – Ao Vivo no Estúdio, trouxe a proposta de mostrar o ambiente de trabalho dos artistas. No mais novo trabalho, a dupla, que tem formação teatral, também pretende apresentar a música de raiz no teatro, com apresentações que envolvam humor e música caipira, em um bate-papo iterativo com a plateia. “Estamos fazendo experiências com as canções e selecionando as faixas. O que podemos garantir é que vamos seguir o mesmo padrão de qualidade”, conta Fabiano.

 

No repertório do CD, além de músicas inéditas e regravações, também deve haver algumas participações especiais. O trabalho será a base de outro projeto da dupla que, até o final de maio do ano que vem, pretende lançar um DVD ao vivo com seus maiores sucessos. Mas os irmãos preferem guardar segredo de maiores detalhes para presentear os fãs na hora certa.

 

Sobre o novo disco, eles adiantam que a inspiração vem da música caipira de raiz, cantada na voz de ícones como Tião Carreiro e Pardinho, e Zico e Zeca. César Menotti & Fabiano também prometem seguir interpretando melodias apaixonadas, como o novo sucesso Bandido do Amor. Mal foi lançada e a faixa já caiu no gosto popular. “O engraçado é que não tínhamos a intenção de lançá-la como primeira música de trabalho deste novo disco. Mas depois de divulgá-la no Orkut ao Vivo e ter mais de 30 mil acessos em apenas meia hora, não teve outro jeito”, conta César.

 

O cenário da nova turnê já está definido e a produção também deve ter muita novidade: os dois querem fugir do tradicional painel de LED muito utilizado ao fundo do palco, um projeto da Show Designer, que, segundo eles, trouxe a proposta de abusar da tecnologia. “Queremos fazer um trabalho mais artístico. Para isso, vamos utilizar um painel dividido e um sistema de iluminação inédito no mercado. A ideia é fugir do convencional”, diz César. É aguardar, então, para ver. E ouvir.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade