Publicidade

Estado de Minas

O Ícaro do Cirque du Soleil


postado em 16/01/2012 09:49

Na língua dos ciganos, a palavra varekai significa “em qualquer lugar”(foto: Divulgação)
Na língua dos ciganos, a palavra varekai significa “em qualquer lugar” (foto: Divulgação)

Para quem aprecia a arte em sua essência, o ano de 2012 já começa bem, com o Cirque du Soleil se apresentando em Belo Horizonte. A famosa trupe faz nova temporada na capital entre os dias 19 janeiro e 12 de fevereiro. Depois de encantar paulistas e cariocas, será a vez dos mineiros assistirem a Varekai, mais um espetáculo da companhia canadense que revolucionou a história do circo moderno.

 

Criado por Dominic Champagne em 2002, Varekai é uma releitura do famoso mito de Ícaro. Mistura teatro, acrobacia, dança e música. Na nova versão da clássica história, o garoto que voa tem suas asas derretidas ao chegar perto do Sol. Mas não cai em um vulcão. E sim em uma terra encantada. Lá, inicia sua viagem ao lado de seres misteriosos, entrando em contato com um estranho mundo.

 

Tudo dentro de um clima muito cigano. Inspiração cigana, aliás, que também está presente na trilha sonora. Criadas por Violaine Corradi, as músicas do espetáculo combinam sons de rituais havaianos, canções trovadorescas do Sul da França, melodias da Armênia e música gospel com arranjos contemporâneos. Como acontece sempre nos espetáculos do Cirque, uma banda se apresentará ao vivo.

 

“A qualidade dos nossos espetáculos fez o público ficar muito exigente. Com isso, buscamos cada vez mais técnica, surpresa e energia em cena”, afirma o diretor artístico do Cirque Du Soleil, Mathieu Gatien, durante coletiva em São Paulo.

 

O público brasileiro, que já se emocionou com os espetáculos Saltimbanco (2006), Alegría (2007/2008) e Quidam (2009/2010), irá se surpreender com o inédito Varekai (foto)
 

 

Varekai já foi visto por mais de 60 milhões de pessoas em quinze países. Estou muito feliz de ter conseguido trazer o espetáculo aqui. Quando estamos no Brasil, nos sentimos em casa”. O diretor afirma ainda que o espetáculo tem tudo a ver com o país: “o espírito festeiro brasileiro tem muito em comum com o mundo fantástico de Varekai”.

 

Os shows acontecerão na Grande Tenda Azul e Amarela, que será instalada na Avenida Clovis Salgado s/n (ao lado da antiga Toca da Raposa). Para a realização do evento na capital das alterosas, o apoio logístico será da Nó de Rosa. A produtora ajudou a trazer o show do ex-beatle Ringo Starr em novembro passado. “É a terceira vez que trazemos o grupo à cidade. Estamos muito felizes por estar envolvidos neste projeto”, afirma Gegê Lara, diretor da produtora.

 

O espetáculo é uma explosiva fusão de teatro, dança, música e acrobacias eletrizantes
 

 

Os ingressos para o público em geral já estão disponíveis na bilheteria oficial do espetáculo localizada no Shopping Cidade (Piso GG, Rua Tupis, 337 – Centro - Belo Horizonte). Também é possível adquirir comprá-los pela internet em www.ticketsforfun.com.br ou pelo telefone 4003-5588. Os preços variam de R$ 140 a R$ 395.

 

Depois de BH, a trupe segue para Brasília (23 de fevereiro), Recife (30 de março), Salvador (3 de maio), Curitiba (8 de junho) e termina a temporada brasileira em Porto Alegre (12 de julho). Informações detalhadas no site www.varekai.com.br.
 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade