Publicidade

Estado de Minas

Ainda tem que melhorar


postado em 18/05/2012 10:53

Fernando Duran, sócio diretor da Avant Garde, explica que não tem oficina em sua loja multimarcas(foto: Eugênio Gurgel, Walmir Monteiro, Geraldo Goulart)
Fernando Duran, sócio diretor da Avant Garde, explica que não tem oficina em sua loja multimarcas (foto: Eugênio Gurgel, Walmir Monteiro, Geraldo Goulart)

Comprar o carro novo é a realização de um sonho. O mercado de automóveis de passeio é comandado pela emoção. Na hora de fechar o negócio, o comprador só pensa no design, na potência do motor, no conforto, na segurança, no cheiro de novo e na impressão que irá causar nos amigos ao volante do bólido. Acaba se esquecendo de que, a partir daquele momento, está assumindo um ‘filho’, que além de alegrias, lhe dará também despesas: é o IPVA, o combustível, as multas, a manutenção, o seguro e outras tantas que poderão vir.

 

Já que evitar totalmente as despesas e contrariedades com o carro é impossível, é preciso fazer uma compra inteligente e escolher uma marca que seja comprovadamente séria, bem estruturada e que respeite o consumidor.

 

A área de pós-venda é fator chave, principalmente entre os importados. Relativamente recentes no mercado nacional, as marcas importadas estão menos preparadas para atender aos seus compradores, quando o carrão passa a precisar de assistência técnica. Não é raro encontrar consumidores insatisfeitos, esperando meses para que a assistência técnica consiga um novo para-brisa para seu carro ou irados porque a oficina autorizada só tem horário disponível no mês que vem.

 

Situações como essas são consequência do crescimento estrondoso da venda de carros importados no país. Considerando apenas o mercado mineiro e marcas exclusivamente importadas, as vendas cresceram mais de oito vezes entre 2006 e 2011, segundo a Fenabrave, a associação dos revendedores autorizados. Foram vendidas 3.180 unidades de importados em Minas Gerais em 2006, e 27 mil unidades em 2011. Para bem atender e manter a credibilidade do cliente, é necessário que a estrutura de pós-venda dos carros importados cresça na mesma proporção na capital mineira. De nada adianta ter um show room bem arrumado se, na hora da assistência técnica, o cliente é tratado com desdém.

 

Dionísio Assunção, gerente de pós vendas da Kia Brisa: "dificilmente você irá vender o segundo carro se não tiver uma área de pós venda eficiente"
 

 

As dificuldades de agendamentos e a falta de peças mostram que ainda faltam investimentos nessa área. Os empresários do setor pisam em ovos para falar sobre o tema. Este parece ser o calcanhar de Aquiles do negócio. Os planos de investimentos para atender à demanda crescente existem, mas, em muitos casos, continuam nas gavetas, sempre à espera de um melhor momento.

 

O fato é que já está passando da hora de o setor se conscientizar de que o sucesso e sobrevivência do negócio de automóvel, importado ou não, está cada vez mais dependente da qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.

 

Encontro visitou na Flórida (Estados Unidos) a concessionária Mercedes Benz of Coral Gables, uma das 29 concessionárias da marca alemã  naquele estado e uma das cinco na região de Miami, que vende em média 250 carros por mês, com lucro médio de US$ 2.500 por carro, conforme revelou Carlos Pereda, representante de vendas. Ele disse que, lá, o foco principal do negócio é a qualidade e excelência do departamento de pós-venda, que fatura muito mais do que o departamento de venda de carros novos. “A venda do automóvel é apenas o início do processo de conquista do cliente”, disse Pereda.

 

Ricardo Brumond, gerente da Valborg: "tivemos um bom ano de 2011, por isso temos que estar preparados para o retorno do cliente à loja"
 

 

Para avaliar a capacidade do pós-venda das lojas que vendem exclusivamente importados em BH, Encontro procurou as principais concessionárias e levantou a estrutura de atendimento de oito marcas.  Mitsubishi, Nissan e Suzuki não forneceram informações. Os importados Porsche, Ferrari, Maserati e Lamborghini, entre outros, não têm atendimento de pós-venda em Belo Horizonte. É que a frota desses sonhos de consumo ainda é limitada na cidade, inviabilizando o investimento. Se bem que a Porsche, que emplacou 211 carros em Minas entre 2006 e 2011, está com o projeto pronto para abrir concessionária e pós- venda na capital mineira, mas decidiu engavetá-lo depois da elevação do IPI de importados Quando esses carros não são enviados para São Paulo para as revisões e reparos, há algumas oficinas independentes que fazem o serviço em BH.

 

A Avant Garde, na avenida Professor Mário Werneck, Estoril, loja multimarcas que lidera a venda desses supercarros na cidade,também tenta dar assistência a seus clientes, apesar de não ter oficina. “Como nossos clientes se tornam próximos, é comum retornarem à loja para trocar informações sobre os carros”, diz Fernando Duran, sócio diretor da Avant Garde. Este mês, será reaberta uma segunda unidade de vendas da loja, no Sion.

 

 
 
 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade