Publicidade

Estado de Minas

De Drummond a Bartolomeu


postado em 18/05/2012 12:52

Zulmar Wernke, presidente da Câmara Mineira do Livro(foto: Júnia Garrido, Maíra Vieira, Geraldo Goulart)
Zulmar Wernke, presidente da Câmara Mineira do Livro (foto: Júnia Garrido, Maíra Vieira, Geraldo Goulart)

Formar leitores é um desafio que o país sempre se cobra. De dois em dois anos, a Bienal do Livro de Minas chama para si um pouco dessa responsabilidade. Com um investimento 50% maior que nos anos anteriores, a terceira edição do evento será realizada em Belo Horizonte neste mês, com a proposta de criar um ambiente de estímulo à leitura e receber discussões sobre o universo das letras. O maior número de atividades voltadas para o público infantojuvenil e mesas mais diversificadas no Café Literário – principal espaço de debates da mostra – são as principais marcas da terceira edição.

 

Para o mercado editorial, a Bienal é grande oportunidade de negócios – a expectativa gira em torno de 13,6 milhões movimentados – e importante vitrine para os expositores, que neste ano totalizam 160. Além disso, a Câmara Mineira do Livro, co-organizadora do evento, confia na sua consolidação como referência na formação de leitores. “O grande interesse das escolas representa bem a força da Bienal. Em apenas quatro dias, preenchemos todas as 45 mil vagas abertas para visitação escolar”, ressalta Zulmar Wernke, presidente da entidade.

 

Maria Eugênia Dias, sobre Bartolomeu Queirós: “Ele lidava com as palavras como o desenhista com o lápis, ou o pintor com o pincel”
 

 

Para que a Bienal seja de fato uma porta de entrada para a leitura, os organizadores apostam cada vez mais no público infantojuvenil. Uma das atividades pensadas para encantar as crianças é o Livro Encenado, que trará a interpretação de clássicos da literatura por grupos de atores. “É outra forma de aproximá-los da literatura de um modo mais divertido. A união de duas formas de entretenimento, o teatro e o livro, ajuda a romper aquela impressão – que a criança muitas vezes tem – de que ler é sempre uma obrigação”, afirma Paula Jovine, gerente-geral da Bienal do Livro pela Fagga Eventos, a outra coorganizadora da mostra.

 

 Afonso Borges, curador do Território Jovem e do

Café Literário: “Nem todas as mesas serão apenas

para especialistas ou educadores”

 

 

Uma novidade que reforça o foco nos leitores mais novos é o Território Jovem, que trará dois importantes escritores da literatura infantojuvenil: o veterano Pedro Bandeira e o fenômeno de vendas Thalita Rebouças. Os dois nomes são algumas das grandes apostas de Afonso Borges, produtor cultural responsável pelo Sempre um Papo, que assumiu neste ano a curadoria do Território Jovem e do Café Literário. Neste último, a variedade guiou a programação, contemplando a amplitude de temas e abordagens que envolvem o universo dos livros. “A curadoria foi feita como vejo os leitores e a literatura: de forma muito diversificada”, afirma Afonso Borges. “Nem todas as mesas serão apenas para especialistas ou educadores. Em vez de fechar em um grupo, fizemos algo aberto em 180 graus”, completa.

 

Maria Zilda Cury, da Faculdade de Letras da UFMG: “Drummond era de uma inquietação intelectual muito grande, portanto sempre esteve antenado com o panorama político, artístico e cultural"
 

 

Além de buscar uma programação antenada com as novas tendências e interesses dos leitores, a Bienal também relembra grandes escritores que marcaram a literatura mineira. Em 2012, Bartolomeu Campos de Queirós e Carlos Drummond de Andrade serão os homenageados. Para o diretor institucional da Câmara Mineira do Livro, José de Alencar Mayrink, a decisão de destacar suas obras e trajetórias nem chegou a ser objeto de deliberação, de tão natural. “São dois nomes que se impõem sempre que falamos de literatura em Minas e em todo o Brasil. Devemos aproveitar essas ocasiões para reforçar o contato das novas gerações com seu legado”, afirma Alencar.

 

 
 
 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade