Publicidade

Estado de Minas

Descontração na pista


postado em 14/11/2012 12:15

Mais de 1.500 atletas percorreram os 6 km  da tradicional prova na Lagoa Seca(foto: Eugênio Gurgel, João Carlos Martins, Alberto Wu)
Mais de 1.500 atletas percorreram os 6 km da tradicional prova na Lagoa Seca (foto: Eugênio Gurgel, João Carlos Martins, Alberto Wu)

A professora Lili Marra, de 67 anos, tem se dedicado ao atletismo há quase 10 anos. Com experiência de maratonista, descreve sua relação com o esporte como se fosse um laço emotivo: “Corrida para mim é casamento. É preciso cuidar, manter, e então ela te dá felicidade em troca”. Lili gosta tanto da modalidade que decidiu incentivá-la na família e convenceu a neta Letícia Marra, de 15 anos, a participar da Encontro Delas/Circuito Molico, cuja sexta edição foi realizada no dia 30 de setembro pela revista Encontro e pelos Diários e Emissoras Associados. “É uma corrida bonita e uma linda forma de prestigiar as mulheres. Achei que seria uma boa oportunidade para minha neta”, disse. Letícia, que não tem planos de ser maratonista como a avó, mas está animada com a prática do esporte, aprovou a iniciativa de Lili e também o circuito, que já fez duas vezes: “O formato do evento incentiva quem está começando. A gente se diverte, não há estresse e nem fica uma situação tensa na hora da prova. Dá para correr sempre”.

 

Festa na hora da largada: o diretor-executivo do Estado de Minas, Geraldo Teixeira da Costa Neto, e o vice-governador Alberto Pinto Coelho com a mulher, Célia
 
 

Esse é o sentimento de muitas participantes da já tradicional corrida feminina, que acontece no Belvedere, região Centro-Sul de Belo Horizonte, e faz parte do calendário de corridas de rua da Federação Mineira de Atletismo. As 1.500 inscritas na última edição, entre profissionais e amadoras, correram os 6 km da prova, iniciada e concluída na rua Juvenal de Melo Senra, na charmosa Lagoa Seca, com muita descontração e bom humor. Palmas e comentários animadores por parte das corredoras foram constantes ao longo do trajeto. Na opinião da estreante em corridas de rua Cecília Delgado, de 23 anos, o fato de a prova ser restrita às mulheres é um dos motivos para o tom descontraído da competição. “O ambiente fica muito agradável”, afirmou ela, que correu acompanhada da irmã, Valquíria, de 26 anos, e da mãe, Denise, de 52, vencedora da primeira edição do circuito em sua categoria.

 

A veterinária Cecília Delgado com a mãe, Denise, e a irmã, Valquíria: “O ambiente é agradável e descontraído”
 
 

O clima foi de amizade inclusive entre as ganhadoras na classificação geral. As atletas profissionais Camila Santos, que ficou em primeiro, com o tempo de 22 min22, seguida muito de perto (apenas um segundo de diferença) por Adriana da Luz, em segundo, cruzaram a linha de chegada de mãos dadas. “Somos amigas, quase irmãs. Então resolvemos também chegar juntas na corrida”, contou Camila, que já levou o ouro na prova quatro vezes. Em terceiro ficou Cláudia Dumont, com o tempo de 23min52.

 

A largada da competição foi dada às 9h pelo vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, ao lado da mulher, Célia Pinto Coelho, e do diretor-executivo do jornal Estado de Minas, Geraldo Teixeira da Costa Neto. O vice-governador ressaltou a importância das corridas de rua no incentivo a uma vida mais saudável: “É comprovada a importância de uma vida ativa, com prática constante de exercícios físicos, para a saúde e longevidade. E a corrida é uma forma de estimular esses hábitos entre as mulheres”, disse. Célia Pinto Coelho lembrou também que a Encontro Delas tem se tornado um programa não só para elas, mas para toda a família.

 

Taís Tomita levou o marido Juliano Gomes e o filho Caio para aproveitar o dia na Lagoa Seca: “Esse circuito é um mimo”
 
 

E foi com esse espírito que a engenheira Taís Tomita, de 31 anos, participou da competição. Ela levou o filho Caio, de 8 anos, para a Lagoa Seca, onde ele torceu pela mãe na chegada do trajeto e ainda aproveitou o resto do domingo com os amiguinhos. “É um dia para praticar exercício e para curtir a família”, afirmou Taís, completando: “Eu também trouxe o Caio na quinta edição (em maio deste ano), quando ele ficou brincando no espaço Encontro Kids. Essa corrida é um mimo”.

 

Além do espaço para os pequenos, Taís se refere ao desejado kit da competição, composto por bolsa exclusiva criada pelo estilista Rogério Lima e muitos brindes, e aos estandes de saúde, estética e ginástica, da Nestlé e do Mart Plus. Para Roberto Gosende, diretor de marketing do Mart Plus, empresa parceira da corrida desde a primeira edição, as participantes e seus familiares têm demonstrado cada vez mais satisfação no evento. “Há muitas competições do estilo em BH, mas fazer uma tão organizada e agradável como esta é o diferencial”, afirmou. A mesma opinião tem Fabiana Fairbanks, gerente-executiva de marketing da Unidade de Lácteos da Nestlé, que ressalta, ainda, o perfil saudável e consciente da necessidade de bem-estar das participantes da prova. “Para a Nestlé, é muito importante e gratificante estar presente em um evento como este, principalmente com a marca Molico.”

 

Clima de amizade entre Camila Santos e Adriana da Luz, campeã e vice, respectivamente: elas cruzaram a linha de chegada de mãos dadas
 
 

Os mimos às atletas não acontecem apenas no dia da prova. No sábado, 29, dia de retirada dos kits, as meninas puderam desfrutar, junto a seus acompanhantes, dos serviços oferecidos pelos parceiros na realização do evento. Auxiliados por um professor da Head, as crianças conheceram um pouco mais do tênis em uma miniquadra montada no espaço Encontro Kids. Para os homens, foram oferecidos serviços de barbearia da KBLOO Barber Shop. Assinantes do Estado de Minas de qualquer idade ou sexo tinham à disposição o serviço de quick massage no espaço Assinante Clube A, além de kits com garrafinha e toalha para serem usados no domingo. A Cia Athletica ofereceu cinco modalidades de exercícios físicos ao longo do dia e as vagas nas aulas foram disputadas, assim como o espaço da Adcos, que ofereceu higienização facial e aplicação de filtro solar.

 

Cinco mil pessoas encheram de cor e de muita animação as ruas do Belvedere nos dias do evento. A próxima edição da Encontro Delas/Circuito Molico está prevista para maio de 2013.

A professora Lili Marra, que correu ao lado da neta Letícia: “É uma corrida bonita e uma forma de prestigiar as mulheres”
 
 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade