Publicidade

Estado de Minas COLUNA DE DIREçãO

Saveiro double deck


postado em 08/05/2013 14:20

A Volkswagen ligou as turbinas nos lançamentos. Depois das linhas 2014 do Fox e da Saveiro em abril, vai lançar, na segunda quinzena de maio, a linha 2014 do Gol. As novidades em todos eles são detalhes de design, pacote mais amplo de itens técnicos e a “nova arquitetura eletrônica”, que passa a ser utilizada em toda a linha. Na picape compacta Saveiro, o foco é ganhar mercado para se aproximar do líder do segmento, o Fiat Strada. A próxima cartada será o lançamento da Saveiro cabine dupla, que Thomas Schmall, presidente da VW do Brasil, chamou de double deck. Será este o nome que a montadora adotará para a versão cabine dupla? Schmall disse a Encontro que as versões cabines duplas representam 55% das vendas no segmento. Uma dificuldade para conquistar mais espaço é que ela só oferece uma opção de motor (1.6), enquanto com o Fiat Strada o consumidor tem três alternativas (1.4, 1.6 e 1.8).

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)


Bem ao gosto do Flamengo

Em criativa ação de marketing, a Peugeot do Brasil entregou ao Clube de Regatas do Flamengo, patrocinado pela marca, as chaves de um 508 especial, projetado e construído para ser o “carro presidencial” do time. Desenvolvida pelo departamento de Estilo América Latina, a unidade personalizada com as cores rubro-negras teve as suas linhas combinadas com soluções estéticas esportivas. Na cor preta, o Peugeot 508 recebeu rodas de 18 polegadas exclusivas com pintura em preto fosco e gomo em vermelho brilhante. No teto do veículo foi colocada a insígnia do clube em vinil com textura de couro. As laterais receberam o escudo do Flamengo, em alumínio, aplicado “discretamente” nas portas traseiras. No interior do modelo, o 508 recebeu tapetes personalizados e peças decorativas no painel e no console central. Os bancos são bicolores, em preto e vermelho, com o distintivo do clube bordado nos encostos. Assim, o sedã de luxo da Peugeot adquiriu personalidade rubro-negra.

De olho no lucro abusivo

A Porsche está de olho na política de preços que vem sendo praticada pela importadora oficial da marca no Brasil, a Stuttgart, de São Paulo. Ao que tudo indica, o representante brasileiro está pegando pesado na margem de lucro que recebe a cada carro vendido para o consumidor brasileiro, e os alemães não estão nada satisfeitos com isso. Em recente visita ao país, eles revelaram à boca-pequena que as vendas da marca no país poderiam ser bem melhores se as margens de lucro aqui praticadas fossem mais razoáveis, no nível das praticadas nos demais mercados em que a marca está presente.

(foto: João Luiz Oliveira/Tecnifoto)
(foto: João Luiz Oliveira/Tecnifoto)


O que entra, sai

Em sua apresentação à imprensa, o novo presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku, que assumiu a associação dos fabricantes de veículos automotores no triênio 2013-2016, revelou um dado curioso. Disse que a frota circulante da cidade de São Paulo, apesar de receber diariamente 820 novos carros, chegou ao auge de seu crescimento e disso não passará. Ele explicou que, da mesma forma que 820 novos carros entram a cada dia, um volume muito próximo disso sai da frota circulante da cidade também diariamente, levados/comprados para uso em outros municípios. Diante da enorme e irritante dificuldade de locomoção no trânsito da maior cidade da América Latina, a plateia torceu o nariz ao ouvir a afirmativa. Yabiku prometeu que divulgará em breve o estudo que comprova isso. Jogou também  por terra a tese de que os fabricantes de veículos no Brasil têm alta lucratividade, como vem sendo apregoado por analistas do setor. “Isso não é verdade”, afirmou.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)


All new Cerato

O novo Kia Cerato foi apresentado, no fim de abril, pela concessionária Kia Brisa de Belo Horizonte. Com preço em torno de R$ 68 mil, o novo sedã chega a sua terceira geração, com a assinatura de Peter Schreyer, que é hoje também o presidente da Kia Motors Corporation. Com design que agrada de forma inédita, o novo Cerato ficou mais longo, baixo e largo que a versão anterior e com maior distância entre eixos. Ele chega, segundo a Kia, para brigar com o Chevrolet Cruze, Honda Civic, Hyundai Elantra, Toyota Corolla e VW Jetta. O motor 1.6 flex desenvolve 122 cv com gasolina e 128 cv com etanol. A  Brisa pertence ao grupo AutoRede, administrado pelos empresários Cristiano Corrêa, Marcelo Corrêa e Ruy Carlos Barbosa, que em dezembro do ano passado conquistou a bandeira Renault para uma concessionária Renault em Divinópolis (MG). Neste ano, duas novas empresas foram acrescentadas ao grupo, a Autorede Rent a Car, especializada em gestão de frotas, que já administra uma frota de 100 carros alugados a empresas, e a Autorede Seminovos.

(foto: Leo Araújo)
(foto: Leo Araújo)


Nova era

Coincidência ou não, a concessionária Mercedes-Benz de Belo Horizonte, Minasmáquinas, parece estar bem alinhada com a nova estratégia da marca de conquistar consumidores mais jovens. É o que mostra a recente contratação de Daniele Fernandes como gerente comercial geral da divisão de automóveis do grupo. A executiva, conhecida pelo dinamismo, vem do grupo SHC, onde atuou por 12 anos na gestão comercial das concessionárias Citroën do grupo em Belo Horizonte. Ela chega à Minasmáquinas junto ao novo Classe A, que promete marcar o início de uma nova era para a Daimler. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade