Publicidade

Estado de Minas VEíCULOS

Jaguar abre os olhos

Braço brasileiro da marca assume importação no país para impulsionar comercialização no mercado interno


postado em 10/06/2013 16:27

SÃO PAULO (*) - Agora sob nova direção, a britânica Jaguar quer crescer no Brasil. Até então representada oficialmente no país pelo grupo SHC, do empresário Sérgio Habib, a Jaguar Land Rover (JLR) assumiu recentemente a importação dos automóveis da marca, no mesmo escopo da Land Rover. O grupo SHC permanece no negócio, com duas concessionárias em São Paulo e em parceria com a do Rio de Janeiro.

Sob a batuta de Flavio Padovan, presidente da JLR, a primeira iniciativa de marketing da marca no país foi fechar o autódromo de Interlagos por quatro dias e convidar jornalistas, clientes potenciais e famosos para dirigir no circuito paulista os modelos escolhidos para o Brasil. Lá também estavam os modelos top da Land Rover (Range Rover e Evoque), mas o enfoque maior foi a marca Jaguar.

Com vendas de 50 unidades em 2012, ou 0,04% de participação no volume total das marcas importadas associadas à Associação dos Importadores de Veículos Automotores (Abeiva), o crescimento da Jaguar já se faz notar. No primeiro quadrimestre de 2013, o volume de unidades Jaguar emplacadas no Brasil (84) superou o de todo o ano passado.  Belo Horizonte ainda não tem representação Jaguar, mas a Terra Nova, concessionária Land Rover da cidade, se prepara para assumir também essa bandeira. Padovan ressaltou que, sobre isso, ainda não há nada decidido.

Quem pilotou os automóveis Jaguar na pista de Interlagos sentiu a fleuma britânica desses carros. São automóveis de forte personalidade em design, que nada deixam a desejar em luxo, conforto, sofisticação, tecnologia e desempenho a seus principais concorrentes, os alemães da Mercedes-Benz e BMW. A Jaguar oferece garantia de três anos ou 100 mil km. A oferta começa na faixa intermediária. O modelo de entrada é o XF, que concorre com o  Mercedes-Benz Classe E e o BMW série 5.

A nova geração mostra preocupação com a questão ambiental. Em todos os modelos, o uso de alumínio nos motores e na carroceria é prova disso. Com essa solução, os carros ficaram mais leves e, assim, mais econômicos e menos poluentes. Outra inovação é o fim da alavanca do câmbio no console central. Ela foi substituída por um botão giratório que levanta quando o carro é ligado. O sistema é também utilizado pela Land Rover. A vantagem dessa solução é a otimização do espaço interno sobre o console. Em todos os carros há ainda o sistema da troca das marchas por meios das borboletas localizadas atrás do volante.

A tecnologia embarcada voltada para segurança e conforto também está presente em toda a linha Jaguar, incluindo aí módulos de frenagens, controles dinâmicos, de tração e estabilidade e, pela primeira vez, sistema dinâmico de estabilidade anticapotamento. Os carros trazem ainda a chave inteligente, que permite abrir o veículo e dar a partida com um toque no botão start/stop.

Exclusivo para o XFR é o sistema de impacto com pedestres que, em caso de atropelamento, protege tanto os ocupantes do veículo quanto a pessoa atropelada. O acessório foi premiado durante o Simpósio Mundial de Segurança no Tráfego, em Nova York.

Para o XJ, a Jaguar oferece uma versão long-wheelbase de entre-eixos estendido, que oferece maior espaço interno com o acréscimo de 125 mm para as pernas, No interior do XJ, o destaque fica com o painel virtual, que substitui o de instrumentos, onde as informações são transmitidas por meio de gráficos 3D.

O modelo XKR-S é o mais rápido Jaguar já produzido para as ruas. Em Interlagos, esse modelo foi guiado pelo piloto Chico Serra, que passou seu fim de semana dando voltas no circuito levando os convidados no banco do passageiro. O F-TYPE, que também estava em Interlagos, mas apenas em exposição estática, é o novo esportivo de dois lugares da Jaguar, que será vendido no Brasil em três versões a partir do segundo semestre. No visual, o F-TYPE apresenta o novo design dos modelos esportivos da Jaguar, com linhas mais simples, desenvolvidas com tecnologia especial, conforme mostram o spoiler e os puxadores das portas embutidos na carroceria.

 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade