Publicidade

Estado de Minas BELEZA | MAKE

Cleópatra moderna

Olhos delineados são sempre uma boa pedida, independentemente da ocasião. De versões clássicas a desenhos mais divertidos e futuristas, o importante é chamar a atenção para o olhar, brincando com formatos e cores


postado em 29/08/2013 14:43 / atualizado em 29/08/2013 15:15

 
 
Parte essencial da expressão humana, os olhos são importantes aliados na produção de qualquer make, seja ele mais discreto ou chamativo. Uma das principais formas de trabalhar as “janelas da alma” é emoldurá-las com traçados de lápis ou delineadores. Pretos, marrons e até coloridos, esses traços ajudam a ressaltar ou disfarçar formatos, além de darem cor e expressão ao olhar.
 
Nos dias de hoje, em que a regra é não seguir regras, a variedade de propostas é ainda maior. Os últimos desfiles do São Paulo e Rio Fashion Week, por exemplo, trouxeram diferentes versões de delineados, desde o clássico “gatinha” até opções futuristas e hipercoloridas, passando por traçados duplos e mesclas com sombras chamativas.
 
Para as mais tradicionais, o preto e o marrom, cores mais comuns, continuam em alta e cabem em quaisquer ocasiões. Já no campo dos lápis e delineadores coloridos, a proposta é brincar. As menos ousadas podem manter a clássica combinação "sombra clara, delineador escuro", só trocando o preto por tons mais fechados de azul, verde, roxo, etc. Outra tendência é o uso do traçado preto e, em cima dele, uma faixa de delineado colorido. Também é possível passar uma sombra escura e usar um traço mais claro, invertendo a combinação mais tradicional.
 
(foto: Léo Araújo)
(foto: Léo Araújo)

(foto: Léo Araújo)
(foto: Léo Araújo)
 
   
Para o maquiador gaúcho Sadi Consati, fã das opções mais ousadas, o delineado colorido é a porta de entrada da cor na make. "Quem quer usar cor na maquiagem, sendo mais discreta, pode começar com o lápis ou delineador. É um primeiro passo, antes de passar para sombra colorida, que chama mais a atenção", afirma ele, que esteve em Belo Horizonte para o lançamento de uma linha de O Boticário, da qual é diretor criativo.
 
Sadi explica que a principal diferença entre delineador e lápis é que o primeiro tem um traço mais definido e intenso. "O lápis tem textura mais diluída, não é tão preciso. A escolha depende da proposta", afirma ele, lembrando que o traço de delineador dura mais que o de lápis. Outra questão importante, segundo ele, é avaliar bem o formato dos olhos e a intenção do traço. "Se a ideia, por exemplo, é torná-los mais abertos, não é bom que o traçado seja puxado demais. O ideal, inclusive, é que seja mais grosso no alto do olho do que nas extremidades, para ajudar a ampliar o formato", diz.
   
A convite de Encontro, Sadi Consati maquiou a modelo Alessandra Alves (Woll Agency) com quatro formas de desenhar os olhos, da mais tradicional a mais moderna - todas possíveis de serem reproduzidas em casa. Escolha a sua e arrase!

(foto: Eugênio Gurgell, Léo Araújo e divulgação)
(foto: Eugênio Gurgell, Léo Araújo e divulgação)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade