



"Ninguém quer ficar com o resultado feio no quadro", afirma Cadu Vidal, um dos sócios da academia CrossFit BH, unidade São Bento. Formado em educação física e nutrição, o empresário abriu o negócio na região Centro-Sul de BH, em janeiro deste ano, e logo no primeiro mês já havia 160 alunos matriculados. Na primeira unidade, inaugurada há três anos, localizada na região central da capital, há cerca de 350 "crossfiteiros" – termo com que eles se denominam. Outra curiosidade dessa modalidade é a ausência de espelhos no ambiente, o que ajuda os praticantes a se concentrarem nos exercícios. "Estamos indo na contramão das academias convencionais. Queremos resgatar a consciência corporal. A estética é uma consequência, não o foco", afirma Vidal.

Responsável pelas avaliações físicas dos candidatos a "crossfiteiros" da The Box, o fisioterapeuta afirma que o CrossFit quebra qualquer barreira das impossibilidades, seja por idade, por sexo ou talvez por alguma fragilidade ou limitação física. "É necessário apenas ter boa vontade, disposição e uma garrafinha de água", afirma. Porém, antes de começar a praticar o esporte, os alunos devem ser submetidos a avaliação fisioterápica e análise de composição corporal, além de apresentar atestado cardiológico. É o que aconselha o fisioterapeuta.
O CrossFit também tem atraído atletas e adeptos da malhação pesada. O ex-nadador do Minas Tênis Clube e atual fisioterapeuta da academia especializada na modalidade The Box, Filipe Galdino, de 29 anos, foi outro que se rendeu à prática. Depois que largou as piscinas para fazer faculdade, após 20 anos de dedicação, Filipe ganhou uns quilinhos e quis recuperar o tempo que ficou parado. "Depois de uma viagem aos Estados Unidos, descobri esse esporte e voltei para o Brasil louco para praticá-lo. Logo depois, um amigo me chamou para trabalhar em sua nova academia", diz. O amigo em questão é o nadador Nicolas Oliveira, da seleção brasileira de natação, que inaugurou a The Box CrossFit. "Desde então, fui picado por esse mosquitinho", brinca Filipe Galdino, que já recuperou a forma física dos tempos de atleta.
