
Quando chegou ao Brasil, Iara tirou o registro profissional de modelo, estampou campanhas, participou de concursos de beleza regionais e internacionais e, já na faculdade de direito, em Belo Horizonte, inscreveu-se no Miss Minas Gerais em 2004. Com chamativos 1,81 m de altura, corpo esguio e longos cabelos castanho-escuros, ela levou a coroa. No mesmo ano, bateu na trave no Miss Brasil e ficou em segundo lugar (o terceiro, com Grazi Massafera).
Foi justamente em um compromisso de reinado que sua vida mudou de vez. Ela fisgou o coração de Carlos Francisco Jereissati, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Jereissati, que detém a rede Iguatemi de shopping centers e outras empresas, dono de uma fortuna de mais de R$ 1 bilhão. Patrocinador do evento no Sul do país, ele almoçava com dirigentes do concurso no tradicional restaurante Xapuri, na Pampulha, quando dividiu a mesa com Iara: "Eu não sabia bem quem ele era, mas descobri que tínhamos gostos em comum", conta. "Carlos é um homem sincero, companheiro e generoso em gestos e palavras", elogia.

Foi assim, durante um desfile da amiga e estilista belga Diane Von Furstenberg, em Nova York, que ela se sentou ao lado de Christian Louboutin e papo vai, papo vem, falou da vontade de ter uma loja do designer francês no Brasil: "Ele topou! Cheguei em casa empolgadíssima e falei ao Carlos que tínhamos de fazer essa parceria. Tudo caminhou bem, abrimos a loja em 2009 e é um case de muito sucesso", conta.
Iara despertou a simpatia de uma enxurrada de nomes da moda. Recentemente, ela encantou a dupla Domenico Dolce e Stefano Gabbana. "Desde sempre amei D&G. É deles as primeiras peças que comprei, quando comecei a vestir grifes internacionais", conta.
Em abril, depois de oferecer um jantar a Domenico, em São Paulo, foi a vez de ela ser a convidada de honra do estilista. Junto com o amigo brasiliense Guilherme Siqueira, namorado de Domenico, Iara desembarcou em Portofino, na Itália, para conhecer a coleção de inverno 2016, em um desfile "secreto" da Dolce&Gabbana. "Ficamos cinco dias no barco deles e estreitamos nossa amizade", diz. "Eles são pessoas maravilhosas, muito religiosos. Depois da viagem mandei a eles alguns livros do barroco mineiro, das igrejas de Minas". No cartão, ela também escreveu que os espera para um passeio pelas cidades históricas: "Tenho certeza de que eles vão amar".

Mesmo com a agenda social agitada, Iara faz questão de encontrar tempo para vir a BH e reunir a família em seu apartamento no Belvedere. E ainda esticar até Luz, onde moram seus pais. Amigos há mais de uma década, e escolhido para maquiar e pentear Iara para o badalado "sim" a Jereissati, Jô Martins confirma que a bela continua a mesma depois da guinada: "É a mais doce e simples das mulheres ricas com quem já convivi, seja numa mesa de bar, ou num almoço no iate de Stefano e Domenico. Ela tem gentileza e educação ímpares, que herdou dos pais", diz o maquiador.
Aos 34 anos, o próximo passo da eterna miss é assinar um projeto pessoal. Ela quer criar um site para expressar seu conhecimento sobre moda, beleza, comportamento e viagens. Público, já possui. Discreta nas redes sociais, ainda assim acumula 13 mil seguidores no Instagram. A conta, antes privada, foi liberada aos curiosos em agosto. "Não tenho mais idade para ser uma blogueira ou it-girl. É um trabalho diferente. Quero falar só do que acredito, gosto e uso", diz Iara. "Hoje, meu desejo na vida é muito mais fazer do que ter."

