Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL BAIRROS | SAVASSI E FUNCIONÁRIOS

Conheça a história da Praça da Liberdade e dos prédios que a cercam

Foi a partir do ano de 2010, que as construções históricas no entorno do local se transformaram em museus abertos ao público


postado em 23/08/2017 11:16 / atualizado em 23/08/2017 11:37

(foto: Ronaldo Dolabella/Encontro)
(foto: Ronaldo Dolabella/Encontro)
A praça da Liberdade, construída para ser o centro do poder do estado, passou por uma ampla reforma ainda no início do século 20. Projetados por Paul Villon, os jardins arredondados, bem ao estilo inglês, foram substituídos por linhas geométricas. Mas o motivo era nobre. O então presidente do estado de Minas Gerais, Arthur Bernardes, queria agradar os reis da Bélgica, Alberto I e Elisabeth, que estavam a caminho. Assim, a praça foi remodelada e a inspiração foi o Jardim de Versailles, em Paris.

De lá pra cá, a praça, apesar de não ser mais a sede do governo, ainda abriga grande importância simbólica para os mineiros.

No infográfico abaixo, você pode conhecer alguns detalhes e curiosidades sobre a Praça da Liberdade e seus prédios históricos (clique para ampliar):

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade