Carmo e Sion: o roteiro do design em BH

Ruas da região reúnem algumas das lojas de decoração mais bacanas da cidade

por Geórgea Choucair 25/10/2017 13:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Violeta Andrada/Encontro
Adriana Vasconcelos, dona da Abatjour de Arte: "É um bairro charmoso, de fácil estacionamento, ruas tranquilas e próximo %u2028da Savassi" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
O Sion virou o sinônimo de endereço de design de móveis e artigos de decoração de luxo em Belo Horizonte. Em um rápido passeio por suas ruas, é possível encontrar lojas com conceitos arrojados, além de projetos e produtos diferenciados e exclusivos. Um oásis do  bom gosto. Apesar de algumas lojas estarem na região há anos, a maioria aportou por ali nesta década. "O bairro ficou mais charmoso", diz o marchant Luiz Márcio Ferreira de Carvalho Filho, há 23 anos no Sion. Ele é proprietário da Sandra e Márcio Objetos de Arte, espaço com um arrojado projeto do arquiteto Gustavo Penna. "Com as lojas próximas, fica mais confortável para os clientes e profissionais da área, que podem ir a pé visitar o que desejam."

Entre os itens exclusivos da Sandra e Márcio Objetos de Arte estão luminárias de cristal de rocha em cores raras do designer uruguaio Demian Quincke. "Vamos garimpando as peças. A cada ano colocamos dois produtos novos no nosso espaço", diz Luiz Márcio, filho da decoradora Sandra Penna, fundadora da loja. Outro produto que chama a atenção na loja é o biombo do artista pernambucano Pedro Correia de Araújo. "Vendemos o conceito de seriedade, bom gosto e atendimento de qualidade", afirma o marchant. A arquitetura das residências chama a atenção. Uma casa datada de 1957 e tombada pelo patrimônio histórico foi o local escolhido pela Abatjour de Arte, de projetos de iluminação, para se instalar na região há dois anos. "É um bairro charmoso, de fácil estacionamento, ruas tranquilas e próximo da Savassi", afirma Adriana Vasconcelos, uma das proprietárias, que também é moradora da região. A loja, que atende clientes de todo o Brasil, possui grande showroom em forma de galeria de arte na casa que marca o início da arquitetura contemporânea em Belo Horizonte, projetada pelo renomado arquiteto Sylvio Vasconcellos, tio-avô de Adriana. "Como é um bairro residencial, as lojas de arquitetura e decoração são bem-vindas", diz Adriana.

Violeta Andrada/Encontro
Daniela Brandão, proprietária da Arca Conceito, acaba de transferir a unidade da loja da Vila Paris para o Sion. "A tendência é de que aqui vire polo de decoração" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Daniela Brandão, proprietária da Arca Conceito, acaba de transferir a unidade da loja da Vila Paris para o Sion. "A tendência é de que aqui vire um polo de decoração", afirma. Ela está em uma casa de dois andares que antes era uma loja de tapetes orientais. A fachada foi toda aberta e ganhou vidros. A Arca tem desde objetos menores, como velas, a móveis e painéis. Nos ambientes, é possível encontrar objetos diferenciados de designers como Sérgio Rodrigues e poltronas do estúdio Mula Preta.

A loja da Lider Interiores, inaugurada em abril de 2016 na rua Grão Mogol, marcou a comemoração dos 70 anos e o novo reposicionamento estratégico da empresa: a marca vai investir cada vez mais em designers contemporâneos, flexíveis e principalmente com o DNA brasileiro, tendo a madeira como principal matéria-prima. "Nós não somos só empresa de móveis, mas referência em design, diversidade e inovação", afirma Tiago Nogueira, gerente de marketing, desenvolvimento e produtos da Lider, que tem hoje 22 lojas no Brasil, sendo oito em Minas.

Violeta Andrada/Encontro
Luiz Márcio Ferreira de Carvalho Filho, da Sandra e Márcio: "Com lojas próximas, fica mais confortável para os clientes e profissionais da área, que podem ir a pé visitar o que desejam" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Ele conta que a empresa buscava há três anos uma nova área na zona sul de Belo Horizonte para se instalar (a outra unidade fica no Ponteio Lar Shopping). "Aqui estamos em uma rua de alto fluxo de veículos, mas com muita gente caminhando, sem ter o custo elevado dos shoppings", afirma Tiago. O bairro, diz, está se tornando cada dia mais interessante para o consumidor de decoração. " A concentração de lojas da mesma área facilita a logística", diz.

A unidade, de 1,1 mil m2, conta com produtos de 10 designers exclusivos da Lider. Tiago é o neto primogênito do fundador da Lider, João da Mata Nogueira, hoje com 90 anos. Os cinco filhos do senhor João da Mata hoje tomam conta dos negócios. "Ele sempre teve muita habilidade para saber o momento de ceder e transferir a responsabilidade para os filhos", observa Tiago.

Violeta Andrada/Encontro
Micheliny Henriques Martins acaba de inaugurar sua nova loja, com 480 m2: aconchego e ruas arborizadas são o diferencial do bairro (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Outra que acaba de instalar uma nova unidade no bairro é a decoradora Micheliny Henriques Pereira Martins, dona da Micheliny Martins. A loja, de 480 m2, tem quase o dobro do tamanho da anterior e leva a assinatura da arquiteta Ângela Roldão. "Ficou mais ampla, clara e moderna", diz Micheliny. Seu diferencial são os painéis de fabricação própria e peças exclusivas de designers renomados como Sergio Fahrer, Carlos Motta, Pedro Mendes e Leandro Garcia. Para Michelliny, o bairro consegue unir duas coisas que agradam: o aconchego e as ruas arborizadas. As lojas de decoração se transformaram em um atrativo a mais.

Guia para mobiliar e decorar o lar


Abatjour de Arte: projetos de iluminação
Rua Califórnia, 150

Accervo Design: móveis e decoração
Rua Grão Mogol, 640

Arca Conceito: objetos de decoração, tapetes, obras de arte e móveis para área externa
Rua Rio Verde, 281

Belíssimo Banheiros: piso para casa, cozinha e banheiro, além de spas e banheiras
Avenida Uruguai, 284

Lider Interiores: móveis, objetos de decoração, cozinhas, colchões, tapetes e cerâmicas
Rua Grão Mogol, 678

Micheliny Martins: móveis %u2028(parte interna e externa), almofadas, painéis sob medida
Rua Turibaté, 71

Regina Barbi: cortinas, persianas, cobreleitos e almofadas
Rua República Argentina, 486

Sandra e Márcio: tapetes, objetos %u2028de arte, antiguidades, quadros e itens exclusivos de decoração
Rua Passa Tempo, 477

Últimas notícias

Comentários