Publicidade

Estado de Minas

Barbearias investem em serviços diferenciados

Bem mais que barba, cabelo e bigode, esses estabelecimentos tornaram-se verdadeiros espaços de convivência


postado em 08/08/2018 15:45 / atualizado em 08/08/2018 16:33

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Os homens estão mais preocupados com o que veem no espelho. Basta caminhar por algumas das barbearias mais bacanas da cidade para comprovar essa tese. “O personagem Jorginho, do ator Cauã Reymond, na novela Avenida Brasil (2012), foi um dos grandes culpados por isso”, diz Elias Torres, proprietário da Barbearia Seu Elias, hoje com quatro unidades na capital. Segundo ele, na  época muitos homens o procuravam com o objetivo de ter uma cabeleira igual à do personagem. Conforme pesquisa da Euromonitor internacional, empresa que registra números do setor de beleza em dezenas de países, o setor brasileiro de cuidados masculinos vai crescer ainda mais. A previsão é de que ele avance 7,1% neste ano e em 2019. Conheça algumas das barbearias que estão surfando nessa onda e que prometem novidades para os próximos meses.

Barbearia Clip
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
Atenta à demanda masculina que não mais aceitava apenas frequentar espaços unissex, o salão Clip abriu sua primeira barbearia há quatro anos, no Mangabeiras. “O retorno das barbearias fazia parte de um contexto mundial, e não podíamos ficar para trás”, diz Marília Coutinho, uma das sócias da empresa. A decoração vintage é uma mistura entre pubs ingleses e um galpão de oficina. Os serviços extrapolam, e muito, o corte ou a barba benfeita. Recentemente, entrou para a carta de serviços do lugar a terapia capilar, que trata disfunções do couro cabeludo, oleosidade, caspa e queda. E não pense que o espaço é só para marmanjos. O arquiteto Leonardo Venâncio e o filho Luis Otávio, de 5 anos (na foto com o barbeiro Luíz Nascimento), que o digam. “Ele vem desde os 2 anos para cortar o cabelo”, diz o pai. Daqui a alguns anos será para fazer a barba.

Unidades: 3 (Mangabeiras, Buritis e Euroville BMW)
Serviços: cabelo, barba, barboterapia, higienização facial, tonalização de cabelo e barba, luzes inversas, alisamento, terapia capilar, manicure, pedicure, depilação e dia do noivo.
www.barbeariaclip.com.br

Seu Elias
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Elias Torres tinha 26 anos quando recebeu o conselho que alavancaria a sua carreira e mudaria os rumos do setor de beleza masculina na capital. “Um amigo sugeriu que eu abrisse uma barbearia diferenciada, inspirada em salões europeus e com o nome de Seu Elias”, afirma o empresário, que já estava no ramo há mais de 10 anos, mas sem se empolgar muito. “Achei aquilo uma loucura, mas acatei. Fizemos o projeto. Após seis meses de inaugurada a primeira unidade, no bairro Ouro Preto, partimos para uma loja maior.” Hoje, depois de cinco anos, Seu Elias é uma marca conhecida no Brasil. Promove o Barber Day, evento anual que reúne especialistas do setor, e ainda virou escola de profissionais e de empreendedores do segmento. Há dois meses inaugurou a quarta unidade em BH, no Belvedere.

Unidades: 4 (Pampulha, Savassi, Hotel Ouro Minas e Belvedere)
Serviços: barba, corte, escova, hidratação, relaxamento, selagem, tintura, luzes, sobrancelha e hora do noivo
www.seuelias.com.br

Barber Beer Sport Club
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
A famosa trinca barba, cabelo e bigode recebeu outros dois elementos: esportes e cerveja. Pelo menos na Barber Beer Sport Club, inaugurada em 2016, no Mangabeiras. Priscila Souza e o marido Wagner Silva comandam o espaço decorado com itens autografados por estrelas do esporte. Há luvas do Mike Tyson, bolas de Oscar Schmidt, chuteiras do Pelé e por aí vai. São cinco TVs espalhadas pela barbearia. Nem precisa dizer que durante a Copa do Mundo a torcida foi grande por lá. Somado a isso, os clientes têm à disposição 40 tipos de cervejas e outros 30 de bebidas não alcoólicas. “Os homens querem cuidar do visual, mas não querem ficar em um lugar específico para isso”, diz Priscila, que revela um dos serviços que mais têm tido procura: o Dia do Noivo. “Eles querem um lugar diferente para a saideira”, afirma.

Unidades: 1 (Mangabeiras)
Serviços: Barba, corte, barboterapia, selagem, hidratação, nutrição capilar, sombrancelha, escova, tratamento de pele e dia do noivo
www.barberbeer.com.br

Achado Barbearia
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
Quando a dupla Pedro Augusto e Wagner Mariano teve a ideia de criar a sua própria barbearia, eles queriam um espaço que fosse diferente dos demais. Nada de pegada retrô ou clássica. Pensaram num espaço onde os clientes pudessem cuidar bem mais do que da própria aparência. “Aqui é um lugar para gerar conexões, criar redes”, diz Pedro. Inaugurada em junho deste ano, a Achado Barbearia está com a agenda lotada. A decoração é clean e o ambiente, bem iluminado. “As pessoas veem a fachada e nem percebem que se trata de uma barbearia”, afirma. De acordo com Pedro, o homem contemporâneo é aquele que não acha mais um absurdo ir à barbearia toda semana.

Unidade: 1 (Savassi)
Serviços: corte, barba, sobrancelhas, hidratação, selagem, massagem na barba
Instagram
: @achadobh

The Razor Bros
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Uma barbearia autêntica. É assim que os idealizadores definem a The Razor Bros, aberta em 2016, na Savassi. A decoração remete às barbearias inglesas do início do século passado. “Buscamos criar um ambiente que não tivesse cara de salão de beleza”, diz Frederico Catizanni. Com o sócio Douglas Souza, eles pilotam o negócio, que abraça ainda a cultura das motos. Um plano de expansão está na mira dos sócios, que pretendem fechar parceria com uma marca italiana para ampliar o leque de serviços, como terapia capilar e de barba.

Unidade: 1 (Savassi)
Serviços: cabelo, barba, terapias capilares, hidratação, selagem, relaxamento, tintura
www.razorbros.com.br

Barbearia Torres
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Edimar Torres conhece bem o mercado das barbearias de BH. Irmão de Elias (o Seu Elias), ele começou no ramo em 1992. Em 2014, inaugurou no bairro Caiçara a barbearia Torres, ampla e com toques refinados. A inspiração veio da temporada em que morou nos Estados Unidos e visitou Londres. “Hoje, estilo e elegância fazem parte do homem”, diz Edimar. Diferentemente da época em que começou no setor, lá no início dos anos 1990, atualmente, sua barbearia oferece serviços que vão além da barba, cabelo e bigode. “Serviços como selagem, textura, platinado, barboterapia  e sobrancelha têm sido muito procurados”, diz.

Unidades: 4 (Caiçara, Buritis, Vila da Serra e Estoril)
Serviços: Cabelo, barba, selagem, platinado, barboterapia, sobrancelha, camuflagem de cabelos brancos, dia do noivo.
www.barbeariatorres.com.br

iBarbearia
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
São 17 unidades em Minas, São Paulo e Brasília. Em Belo Horizonte, a primeira loja foi inaugurada em 2013, no bairro de Lourdes. A rede passou recentemente por uma mudança, o que alterou o nome de Isac para iBarbearia S.A.. Foi um dos primeiros espaços na capital a oferecer o tratamento de barboterapia, procedimento que reúne massagem, toalha quente e aplicação de produtos especiais para a barba. Atualmente, a empresa vem investindo em terapia capilar, o que resultou na criação de um núcleo especifico para tal, aliado à tricologia. “Venho pesquisando o tratamento mais eficaz e natural para combater as doenças do couro cabeludo”, diz Paulo Sérgio, proprietário e terapeuta capilar.

Unidades: 17 (Minas, São Paulo e Brasília)
Serviços: barba, cabelo, barboterapia, selagem capilar, tinturas, massagem relaxante, limpeza de pele, terapia capilar
e dia do noivo
www.ibarbearias.com.br

CG Barber
(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Também começou oferecendo o serviço unissex em 1999, mas há dois anos optou por criar um espaço exclusivo para os homens, no Buritis. O ambiente da CG Barber Shop mescla o moderno com o rústico, o que, segundo os sócios, Cláudia Guimarães e Ezequiel Ribeiro, faz com os clientes se sintam mais acolhidos. Entre os serviços, são destaque a limpeza de pele e a drenagem linfática, que passaram a ser oferecidos recentemente. A segunda unidade está a caminho e deve ser aberta ainda neste ano na mesma região.

Unidades: 1 (Buritis)
Serviços: cabelo, barba, sobrancelha, luzes, limpeza de pele, drenagem linfática
www.cgbarber.com.br

Pinheiro Barbearia
(foto: Ronaldo Dolabella/Encontro)
(foto: Ronaldo Dolabella/Encontro)
Uma das mais antigas barbearias da capital mineira, a Pinheiro, inaugurada em 1967, mantém a tradição de receber empresários, políticos e profissionais liberais. Mas as necessidades do público mudaram. “Não oferecemos mais manicure e engraxate. Hoje os homens têm preferido usar terno com sapatênis”, diz Gilberto Pinheiro, que herdou o negócio do pai. Com o boom das unidades mais modernas, a Pinheiro teve de inovar e criou a própria linha de cosméticos, além de perfumes para ambientes. A quinta unidade está sendo montada no condomínio Alphaville, em Nova Lima, e deve ser inaugurada em dezembro.

Unidades: 4 (Lourdes, Mangabeiras e Santa Lúcia)
Serviços: cabelo, barba, hidratação, barboterapia, luzes, relaxamento e coloração

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade