Publicidade

Estado de Minas MINEIROS DE 2018

Salim Mattar

O fundador da Localiza e um dos mais bem-sucedidos empresários brasileiros deixa o mundo empresarial para assumir função no governo. "Quero mudar o país", diz


postado em 02/01/2019 13:32 / atualizado em 02/01/2019 16:50

Salim Mattar mostra-se confiante no governo Bolsonaro:
Salim Mattar mostra-se confiante no governo Bolsonaro: "Teremos pela primeira vez no Brasil um governo liberal na economia e conservador na família" (foto: Localiza/Divulgação)
"Em dezembro eu corto o cordão umbilical com o mundo dos negócios." Foi assim que o empresário Salim Mattar, fundador da Localiza, a maior locadora de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo, anunciou sua saída da presidência do Conselho de Administração. A partir de janeiro ele vai se dedicar à causa pública, no comando da Secretaria de Privatizações do governo Jair Bolsonaro, a convite do superministro da Economia, Paulo Guedes. O órgão, responsável pelos projetos de desestatização e desinvestimentos, é considerado estratégico nos planos do novo governo.

Engajado na causa liberal, Salim chegou a ser cotado como candidato ao governo de Minas pelo partido Novo. Declinou do convite, mas participou ativamente da campanha e, depois dela, continuou atuando como conselheiro informal do governador eleito. Fez parte do grupo de empresários que apoiou publicamente Jair Bolsonaro ainda no primeiro turno, "O Brasil terá pela primeira vez em sua história um governo liberal na economia e conservador na família", diz. Aos 70 anos, recém-completados, Salim tomou uma decisão corajosa: vai dedicar sua vida, inteligência, saúde e tempo à causa pública. "Eu não tenho plano B", afirma. "Sou brasileiro, aqui estão meus amigos, minha família, e onde construí meus negócios."

Ele faz questão de exaltar o empresariado brasileiro: "São fenomenais", diz. "Sabem sobreviver à inflação, aos juros elevados, às crises e até à corrupção."  É também duro crítico dos governos passados e, em particular, do PT. "Essa turma quase destruiu o país", afirma. "Felizmente, mandamos eles para casa."

A trajetória de Salim à frente da Localiza é vencedora e digna de exemplo. Começou do nada, apenas reunindo visão empreendedora e enorme capacidade de trabalho. Atualmente, a empresa é presidida por Eugenio Mattar, irmão e sócio. É a mais valiosa companhia de aluguel de carros entre as de capital aberto em todo o planeta. Abrir um negócio, contudo, não era o sonho de infância de Salim. Pequeno, ele se encantou pelos sons do piano de um amigo. Numa reunião de família, contou ao pai que queria ser pianista. Não teve apoio, recebeu, sim, uma bronca. "Meu pai me disse: você vai crescer, abrir comércio, ganhar dinheiro, comprar casa, a maior radiola que existir e todos os discos de pianistas que puder. Mas essa ideia, vai tirar de sua cabeça." Ali mesmo, na sala de casa, ao lado dos irmãos, abandonou o desejo. A reprimenda do pai mexeu com o filho. Salim é, afinal, movido a desafios.

Mineiro de Oliveira e neto de libaneses, seguiu o conselho do pai e começou sua empresa com seis Fuscas usados e financiados, em 1973. No início, sua família e a namorada torceram o nariz. O mundo vivia grave crise de petróleo. Ele não se amendontrou e seguiu em frente. Salim é, afinal, movido a desafios. O resultado, todos conhecem.

O Brasil, hoje, enfrenta uma de suas piores crises. Ele não hesitou diante do convite para recomeçar a vida: "Vou ser um servidor público exemplar", afirma. "Quero mudar o país." Façam suas apostas!

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade