Publicidade

Estado de Minas ALIMENTAÇÃO

Cães e gatos também podem ter alimentação natural

Livres de conservantes e compostos tóxicos, alguns alimentos podem melhorar a saúde e a qualidade de vida dos animais


postado em 11/06/2019 12:40 / atualizado em 11/06/2019 16:04

Após adotar as cadelinhas Amora Pitanga e Layla Nutella, ambas sem raça definida, a advogada Gabriela Soares optou pela alimentação natural:
Após adotar as cadelinhas Amora Pitanga e Layla Nutella, ambas sem raça definida, a advogada Gabriela Soares optou pela alimentação natural: "Sempre desconfiei sobre quais ingredientes, de fato, estão contidos nas rações e quais malefícios podem trazer aos animais" (foto: Violeta Andrada)
Ao perder um cãozinho após o surgimento de um câncer no estômago, a advogada Gabriela Soares Maia, de 25 anos, começou a questionar qual dieta seria mais adequada para os pets. Em 2015, quando adotou as cadelinhas Amora Pitanga, de 3 anos, e Layla Nutella, de 4, ambas sem raça definida, optou por adotar a alimentação natural, conhecida pela sigla AN. “Sempre desconfiei dos ingredientes contidos nas rações e quais malefícios podem trazer aos animais”, diz.  

O questionamento vai ao encontro dos resultados obtidos por pesquisa recente realizada pelo Laboratório do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena-USP), de Piracicaba (SP). A coleta de 82 amostras de rações para cães, de 25 marcas, constatou que algumas empresas divulgam dados irreais em seus rótulos e utilizam ingredientes distintos dos informados. Grande parte dos produtos é feita com subproduto de frango e milho, mesmo quando indicam sabores de carnes diferentes e nutrientes balanceados. No caso dos gatos, a análise de 52 amostras de 28 marcas mostrou que o nível de carboidrato está acima do recomendado, o que leva à obesidade, problemas digestivos, entre outras enfermidades. “Os felinos são carnívoros obrigatórios, por isso a dieta deles não pode passar de 10% de carboidratos”, alerta o pesquisador Leonardo Galera.

A cadelinha Bisteca, sem raça definida, adora o cardápio variado e o bulldog francês Costelinha não sofre mais com alergias:
A cadelinha Bisteca, sem raça definida, adora o cardápio variado e o bulldog francês Costelinha não sofre mais com alergias: "Fazemos check-up periódicos e estão todos muito bem de saúde", diz a biomédica Marina Gregório (foto: Violeta Andrada)
Difundida na Europa e Estados Unidos há décadas, a alimentação natural para os pets, conhecida mundialmente como Raw Diet ou Natural Diet, tem sido alvo de estudos e polêmicas. Uma das dietas populares é a Barf, criada em 1980 pelo veterinário australiano Ian Billighurst, com o objetivo de imitar a dieta natural dos lobos. Ao longo dos anos as receitas foram sendo adaptadas e modelos como o Prey Model, Ancestral Diet ou Raw Meaty Bonés se tornaram mais aceitos. “É importante ressaltar que a AN não é feita com sobras de comida, mas, sim, com nutrientes que maximizem o metabolismo do animal sem comprometer a sua saúde”, explica o médico veterinário Artur Vasconcelos. Ele ressalta que o propósito maior é evitar o consumo de conservantes, palatabilizantes sintéticos, contaminações e compostos tóxicos.

> Leia maisConfira algumas saborosas receitas caseiras para seu pet

Segundo os especialistas, por ser rica em ingredientes de fácil digestão, além de proteínas e gorduras, a dieta caseira melhora a condição corporal dos animais e evita o surgimento de doenças como obesidade e diabetes, além de potencializar o funcionamento dos intestinos. Composta por alimentos frescos e variados, como carnes, ossos, vísceras, ovos e peixes, pode ou não incluir o consumo de verduras, legumes, frutas e sementes. No site Cachorro Verde, a veterinária e jornalista Sylvia Angélico, especializada em alimentação natural, dá receitas de comidas gostosas e saudáveis para os animais.

A biomédica Marina Gregório Resende Hermont, de 27 anos, não tem dúvida. Após três anos de AN, Costelinha, bulldog francês de 3 anos, parou de sofrer com alergias e melhorou a sua qualidade de vida. Já a cadelinha Bisteca, de 1 ano, sem raça definida, adora o cardápio variado que tem em casa. “Fazemos check-up periódicos e estão todos bem de saúde”, diz. Para que os pets não sofram desbalanceamento nutricional, o ideal é procurar um profissional para adaptar a dieta às necessidades de cada bicho. Marina está sempre variando os alimentos e não abre mão de uma boa suplementação. Os cuidados vêm dando certo.

Saiba mais sobre a Alimentação Natural para os pets (AN)

Dieta balanceada feita de acordo com a necessidade de cada animal, com base no consumo de alimentos frescos e variados, entre eles carnes, ossos, vísceras, ovos e peixes, com inclusão ou não de verduras, legumes, frutas e sementes: sem o uso de substâncias químicas ou processadas

Tipos de AN

  • Dieta crua com ossos – inclui ossos, cortes de carne variados e vísceras

  • Dieta crua sem ossos – combina os benefícios das carnes e vísceras cruas com vegetais e carboidratos cozidos

  • Dieta cozida - inclui alimentos cozidos como carnes, ovos e legumes
Benefícios esperados

  • Melhora da saúde oral
     
  • Controle do peso

  • Melhora da condição de pele e pelo

  • Otimização da digestão

  • Aumento da imunidade

  • Melhora da disposição e performance dos animais

  • Menor incidência ou redução de sinais associados a doenças crônicas e degenerativas, como obesidade, câncer e diabetes
Cuidados necessários

A dieta não deve ser dada sem orientação profissional, tendo em vista o risco de o animal sofrer desbalanceamento nutricional

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade